Header Ads Widget

Projeto reutilizar, criar e reinventar produz lixeiras sustentáveis para substituir as tradicionais

 


A principal proposta é trabalhar design e eco design sustentável nos estudos e protótipos e mostrar que é possível ter locais de descartes menos abrasivos para o meio ambiente


O projeto reutilizar, criar e reinventar nasceu na sala de aula do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG) com alunos do curso de Design Gráfico que criaram protótipos sustentáveis para um descarte sustentável. Com a intenção de produzir menos lixo, o cartaz da exposição foi impresso em papéis sementes com pimentas e margaridas, com a proposta de produzir vida no momento do descarte. Produção de lixeiras, brinquedos com materiais recicláveis e projetos para design de moda são desenvolvidos com base nas ações voltadas para o meio ambiente e os problemas reais existentes na sociedade.

Segundo o professor do curso de Design Gráfico, Iran Pontes, foram trabalhadas várias vertentes, como o estudo da moda sustentável, materiais que não agridem o meio ambiente e ainda aqueles que contribuem para diminuir o desgaste ambiental. “Foram projetados brinquedos com materiais recicláveis e lixeiras sustentáveis. Trabalhamos várias metodologias ativas e de design, como aprendizagem baseada em projetos com base no design thinking e a PBL, além de outros processos criativos”, conta.

As lixeiras produzidas pelo projeto estão sendo utilizadas no campus da Instituição. Além disso, essa ação visa ser contínua porque trabalha na busca da resolução de problemas reais, durante a formação acadêmica de estudantes  e colaborando com o meio ambiente.

Postar um comentário

0 Comentários