Header Ads Widget

500 kits de Páscoa são entregues a pacientes renais crônicos



Um momento para trazer carinho e um pouco de conforto aos pacientes renais crônicos atendidos em sessões de diálise nas unidades da Fundação Pró-Rim e do Centro de Tratamento de Doenças Renais (CTDR), em Joinville. Essa foi a ação de Páscoa realizada por meio de parceria entre o Voluntariado da Pró-Rim e o Colégio dos Santos Anjos. Mais de mil alunos se envolveram neste projeto. Foram distribuídos 500 kits com guloseimas e diversas cartas. Tudo foi preparado pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio. Segundo a coordenadora da Pastoral do Santos Anjos, Luciara de Azevedo Barauna, essa ação é uma oportunidade de desenvolver o senso de empatia e responsabilidade nos alunos. “Eles precisam se organizar para arrecadar e organizar os presentes. Despertamos neles o senso do coletivo, eles se sentem úteis ao realizar um trabalho que traz resultados”, avalia Luciara.


Para os pacientes da Pró-Rim, receber esse carinho faz toda a diferença. São pessoas que estão três vezes na semana nas unidades, ligadas a uma máquina por até quatro horas. Essa rotina acaba se tornando cansativa e, muitas vezes, monótona. Segundo a equipe do Voluntariado da Pró-Rim, trazer conforto e carinho aos pacientes torna sempre o atendimento mais humanizado, complementando um trabalho de excelência já realizado pela Fundação. Durante a entrega dos presentes, os alunos também cantam hinos religiosos e conversam com os pacientes, trocando "apresentações" e mensagens de fé e esperança. Além dos que estão em hemodiálise, alguns kits também foram entregues aos pacientes de diálise peritoneal, transplantados que estavam em consulta e recém-transplantados no Hospital Municipal São José. As crianças – pacientes da Pró-Rim – receberam cestas especiais com guloseimas, brinquedos e materiais escolares.


As visitas foram acompanhadas por professores e pais. “Esse projeto complementa a proposta pedagógica. A educação precisa ser integral, esse lado social é muito necessário, trazendo mais humanidade aos nossos alunos”, conclui a coordenadora Luciara. “Agradecemos ao Santos Anjos por esta ação. A dedicação e carinho dos alunos demonstra o futuro solidário e grandioso que estes jovens terão pela frente", diz d. Sônia Vieira, presidente do Voluntariado da Pró-Rim. A parceria entre o Voluntariado e o Colégio dos Santos Anjos ocorre há 20 anos. Por conta da pandemia a visita dos alunos foi suspensa durante dois anos, sendo retomada em 2023.

Postar um comentário

0 Comentários