Header Ads Widget

Pode poesia no postinho? Editora lança obra em formato phygital via criptomoedas



O cotidiano no ‘postinho’ durante a pandemia da covid-19 foi transformado em versos no livro de estreia da psicóloga e poeta gaúcha Janaína Steiger, em obra financiada por meio de moeda digital e publicada pelo NADA∴Studio Criativo; evento de lançamento acontece dia 16/3, em Porto Alegre/RS


“onde enfermeira é um pouco vigilante

nutricionista é um pouco assistente social

vigilante é um pouco psicólogo

agente de saúde é um pouco enfermeira

assistente social é um pouco nutricionista

psicóloga é um pouco agente de saúde


não necessariamente nessa ordem

mas estruturalmente

nesse gênero”

Trecho de um poema do livro “Olhos em vírgula”


“Este livro é para ser lido como documento poético para repensar o mundo. Janaína nos fala sobre a vida, e fala sobre o que nos acontece, e fala e faz poesia pensando a linguagem com[o] função poética”

Trecho do prefácio, assinado pelo professor

Elisandro Rodrigues


Com aposta no ecossistema de criptomoedas como alternativa de viabilização financeira no mercado editorial, o NADA∴Studio Criativo lança primeiro livro no formato phygital — que existe simultaneamente nos formatos físico e digital, com tiragem limitada. Trata-se de  “Olhos em vírgula — um percurso poético pelo cotidiano da saúde pública” (132 pág.), livro de estreia em poesia da psicóloga, trabalhadora do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e especialista em Saúde da Família e Comunidade Janaína Steiger (@janasteiger). O evento de lançamento será realizado no dia 16 de março, a partir das 19h, no Café Cantante (Rua Fernandes Vieira 615, Bom Fim), em Porto Alegre/RS.


Originalmente um Trabalho de Conclusão de Residência na especialidade de Saúde da Família e Comunidade, o livro aborda de maneira poética o cotidiano da saúde pública numa interlocução entre literatura e vida real. A obra foi construída a partir de teorias e práticas vivenciadas pela autora durante o período de pandemia da covid-19 e é apresentada na forma de poemas, estabelecendo um importante diálogo entre psicologia, saúde pública e poesia. Com orelha assinada pela escritora, artista e arte educadora Agda Céu, e prefácio do professor, pesquisador, pedagogo e doutor em Educação Elisandro Rodrigues, “Olhos em vírgula” tem como seus temas principais a rotina profissional dos trabalhadores da saúde, a pandemia e suas consequências e os desafios da saúde pública, sempre levando em conta a interseccionalidade. 


Esta publicação é um primeiro experimento do NADA — híbrido de ateliê de criação multimídia, produtora cultural & editora independente — utilizando a blockchain NEAR Protocol visando obter mais transparência tanto da distribuição quanto nos processos de produção dos livros, assim como na utilização de criptomoedas para compra de livros e no financiamento de novos projetos editoriais. Na comunidade NEAR, composta por criadores, desenvolvedores e entusiastas da web3 — a próxima geração da internet, onde os usuários têm mais controle e privacidade sobre seus dados — existem as Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs), que avaliam propostas de financiamento, como os custos editoriais e de impressão de um livro.


A viabilização de “Olhos em vírgula” contou com apoio da Writers’ Guild (coletivo de escritores de todo o mundo reunidos na rede NEAR) para realização da sua primeira etapa, que resultou na versão NFT do livro, e do NADA DAO para a segunda, que contemplou a impressão da obra. A tiragem inicial será de 200 exemplares, sendo 100 exemplares distribuídos gratuitamente para serviços de saúde e bibliotecas comunitárias da cidade de Porto Alegre (RS), e outros 100 exemplares serão comercializados pela editora. Quem optar por comprar a versão NFT terá direito a solicitar o impresso e vice-versa.


Um olhar sensível para a saúde


Janaína Steiger nasceu em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. É escritora, poeta, psicóloga, trabalhadora do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e especialista em Saúde da Família e Comunidade. Também é coautora do livro “Cidade Cinza” (Editora Metamorfose, 2019), possui poemas, crônicas e contos em diversas coletâneas e integra a equipe de poetas do portal Fazia Poesia


De 2020 a 2022, atuou na Unidade de Saúde da Atenção Primária (ou, como é afetivamente denominado, “postinho”), sendo esse livro resultado dessa experiência que ela precisou formular em versos: Nos diziam ‘linha de frente’ e eu enxergava uma linha vazia de uma caderno em branco. Precisei escrever. Pra fazer da palavra e do meu corpo, linha. Com o intuito de tentar transmitir algo — tecer remendos — daquela experiência de ser vetor de transmissão e heroína, salvação e risco.” 


Durante a escrita de “Olhos em vírgula”, três livros foram essenciais para o processo de criação da autora: “O humano do mundo” da Débora Noal, “Pacientes que curam: O cotidiano de uma médica do SUS”, da Júlia Rocha, e “Livro sobre nada”, do Manoel de Barros. Também são suas influências literárias nomes como Conceição Evaristo, Aline Bei, Manoel de Barros, Ana Martins Marques, Viviane Mosé, Agda Céu e Luna Vitrolira.


Com um projeto gráfico unindo versos com fotografias do cotidiano da poeta e psicóloga, a obra convida o leitor comum a adentrar em um universo de cuidado, acolhimento e trabalho como parte, não mais só como possível paciente. Assim, Janaína constrói um livro capaz de tocar qualquer leitor que se permita circular pelo “postinho” a partir dos poemas que evocam a atenção plena, a escuta ativa, o factível, o sensível e a observação de presenças e ausências nesse espaço essencial. Como escreve Agda Céu: “Janaína escuta o mundo para ouvir a si e ao outro poeticamente, buscando o desejo de vida, para a criação de novos lugares possíveis e habitáveis”.


Elisandro Rodrigues, no prefácio, também ressalta o quanto “Olhos em vírgula” se constrói e se faz poderoso por trazer a sensibilidade como força, como parte do universo humanitário e humano. “Os poemas aqui apresentados são atos de pensamento que narram poética e politicamente o cotidiano de formação e de trabalho, mostrando uma dimensão sensível no campo da saúde”, define. “O que lemos é um manifesto, uma pausa na luta —como lembra Manoel Ricardo de Lima — ou poemas para ler antes das notícias — como aponta Alberto Pucheu — ou, ainda, simplesmente poemas para se ler em uma unidade de saúde.“


“A minha escrita é uma escrita do cotidiano, que alterna imagens e lacunas, o factível e o sensível, o macropolítico e o singular. Ora sussurra, ora grita”, define a autora, que tem um projeto embrionário de romance e deseja desenvolver um mestrado com base no seu trabalho atual, dentro do SUAS, que compõe juntamente ao SUS a rede pública intersetorial.


Lançamento presencial de “Olhos em vírgula — um percurso poético pelo cotidiano da saúde pública”


Quando: dia 16 de março

Onde: Café Cantante (Rua Fernandes Vieira 615, Bom Fim), em Porto Alegre/RS

Horário: a partir das 19h

Gratuito

Postar um comentário

0 Comentários