Header Ads Widget

Colheita da cana começa no Centro-Sul e pode ser feita sem medo de incêndios


Mills é aliada da safra de cana-de-açúcar com máquinas equipadas para combater o fogo

As usinas da região Centro-Sul do país devem ter uma alta de 7% na quantidade de cana-de-açúcar processada na safra 2023/2024, segundo projeções da consultoria agrícola Datagro, durante um painel realizado em Ribeirão Preto (SP) no dia 8 de março. A Mills, líder em locação, oferece máquinas como motoniveladoras, pás carregadeiras, rolos compactores e retroescavadeiras pra auxiliar nesta colheita. As pás-carregadeiras 938K – Caterpillar e 624K-II - John Deere, por exemplo, são ideais para o bagaço da cana. O destaque é que elas já vêm equipadas com sistema automático de combate a incêndios, uma das maiores preocupações durante a colheita da cana e que aumenta conforme se prolonga a estiagem.

Os incêndios podem ocorrer durante todo o ano, principalmente em períodos caracterizados pelo clima seco, pouca chuva, ventos fortes e altas temperaturas. Segundo dados da Defesa Civil, o Brasil ocupa o 4º lugar entre os países da América Latina com maior número de focos de incêndio em 2022. Mesmo com um elevado grau de mecanização e tecnologia em seus processos, principalmente nas atividades para a colheita das safras, entre as quais não consta a prática de queima em seus canaviais, o setor entende a necessidade de continuar a contribuir com a prevenção de incêndios, fazendo campanhas de educação e incentivo nas cidades onde tem atuação.

Números

A Datagro aponta que as indústrias - que respondem por mais de 90% da produção brasileira da matéria-prima - devem moer 590 milhões de toneladas até abril do ano que vem, 38 milhões a mais do que o esperado para o término da atual safra, de 552 milhões. O painel também projetou uma elevação de 5,9% na produção de etanol no ciclo 2023/2024. Ao todo, são esperados 30,9 bilhões de litros, diante dos atuais 29,2 bilhões. O volume leva em consideração 5,4 bilhões de litros que devem ser produzidos a partir do milho, em alta de 17%, e que já corresponde a percentual da mesma ordem na produção total estimada.

Postar um comentário

0 Comentários