Header Ads Widget

Edital oferece cinco bolsas de R$ 10 mil para a produção de reportagens sobre o oceano


Iniciativa da Fundação Grupo Boticário, em parceria com a COI-Unesco, busca estimular a produção de conteúdos jornalísticos sobre a atuação brasileira no cumprimento de compromissos globais relacionados com a proteção do oceano


A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da Unesco lançaram a terceira edição do Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental. O objetivo é fomentar a produção de conteúdo jornalístico qualificado para sensibilizar, conscientizar e engajar a sociedade a favor da conservação do oceano. Serão selecionados até cinco projetos de reportagem para receber bolsas de R$ 10 mil cada. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de abril por meio de formulário online disponível no site da Fundação Grupo Boticário.


Os jornalistas interessados podem inscrever até dois projetos para a produção de reportagem ou série de reportagens para veículos jornalísticos impressos, de televisão, rádio ou internet, que retratem a atuação brasileira para cumprir compromissos globais relacionados com a proteção do oceano. As reportagens podem abordar políticas públicas, cases nacionais e regionais, uso sustentável, lacunas de atuação, cooperação internacional, comparação com outros países, cruzamento de dados e estatísticas, entre outras possibilidades.


Como referência para a produção das reportagens, os interessados podem consultar no regulamento do Edital diversos acordos, tratados e compromissos internacionais que contam com a participação do Brasil ou visam a adesão brasileira, entre eles estão , a Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres, a Convenção sobre Diversidade Biológica, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, o Tratado da Antártica, a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (BBNJ), a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (Década do Oceano), a Década da Restauração de Ecossistemas, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS 14) etc..


“A cada ano, procuramos estimular novos olhares para aspectos importantes da sustentabilidade do oceano. Nossa intenção é fomentar a produção de conteúdo jornalístico de qualidade, com apuração cuidadosa e abrangente sobre os desafios enfrentados na conservação da biodiversidade marinha e na proteção dos ambientes costeiros. Sabemos que a comunicação pode sensibilizar e engajar amplos setores da sociedade para conhecer mais sobre estas realidades”, afirma o gerente sênior de Engajamento, Comunicação e Relações Institucionais da Fundação Grupo Boticário, Omar Rodrigues.


Podem se inscrever no Edital profissionais formados ou que comprovem exercer a função jornalística regularmente há pelo menos dois anos, sem a necessidade de serem especializados em coberturas ambientais. A seleção dos bolsistas considerará a criatividade e originalidade da pauta; a relevância do tema para a sociedade; a consistência do plano de apuração e de divulgação; o currículo e a qualidade das produções anteriores do candidato; além do alcance do veículo de comunicação onde o material será veiculado. As inscrições poderão ser individuais ou em dupla e as reportagens deverão ser publicadas até o final de novembro deste ano.


Trazer o oceano para a pauta

A Fundação Grupo Boticário e a COI Unesco avaliam que há carência de conteúdo relacionado aos desafios do oceano na cobertura jornalística. “Nossa expectativa é de que os materiais produzidos com o apoio do edital possam se tornar referência de qualidade, inclusive para outros profissionais da imprensa. Entendemos que premiações e bolsas de apoio são estratégias reconhecidas para criar e incentivar a comunicação de qualidade sobre temas importantes para a sociedade”, frisa Rodrigues.


Nas duas edições anteriores, o Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental apoiou reportagens sobre legislações e políticas públicas costeiro-marinhas e, também, sobre a relação existente entre mudanças climáticas, clima, oceano e resiliência costeiro-marinha.


Década do Oceano

O Edital Conexão Oceano está alinhado com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, ou simplesmente Década do Oceano (2021-2030), que busca conscientizar a população global sobre a importância dos oceanos e mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil organizada em ações que promovam a saúde e a sustentabilidade dos mares. A Fundação Grupo Boticário é reconhecida pela Unesco e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações como uma das representantes da sociedade civil da Década do Oceano no Brasil.


SERVIÇO:

3ª edição do Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental

Inscrições: de 14 de março a 16 de abril, via formulário online disponível no site da Fundação Grupo Boticário.

Mais informações: Leia o regulamento.


Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com 32 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no País. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. Sites: www.fundacaogrupoboticario.org.br | www.grupoboticario.com.br | Redes sociais: @fundacaogrupoboticario


Sobre a COI/UNESCO

A Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (COI/UNESCO) promove a cooperação internacional nas ciências marinhas para melhorar a gestão do oceano, das costas e dos recursos marinhos. A COI permite que seus 150 Estados membros trabalhem juntos, coordenando programas de desenvolvimento de capacidade, observação e serviços oceânicos, ciências do mar, alerta contra tsunamis e cultura oceânica. O trabalho da COI contribui para a missão da UNESCO de promover o avanço da ciência e suas aplicações para desenvolver conhecimento e capacidade, chaves para o progresso econômico e social, que por sua vez são chaves para a paz e o desenvolvimento sustentável.

Postar um comentário

0 Comentários