Header Ads Widget

Fundação Bunge mobiliza voluntários para colaborar com a segurança alimentar


Programa Comunidade Educativa, da Fundação Bunge, que reúne mais de 600 voluntários em nove estados, focará as ações de 2023 no apoio ao combate à fome e à insegurança alimentar.


Com o tema “Além da Mesa – alimentar corpo, mente e alma”, o voluntariado pretende, ao longo deste ano, engajar os colaboradores da Bunge em ações que contribuam com o acesso à alimentação adequada e regular de pessoas em situação de vulnerabilidade social nas comunidades onde os voluntários da empresa atuam. O objetivo é colaborar para reverter dados que apontam que 125,2 milhões de brasileiros, mais da metade da população, estão em situação de insegurança alimentar em algum grau: leve, moderado ou grave. A Fundação Bunge reuniu nos dias 13 e 14 de março os coordenadores de voluntariado de nove estados brasileiros para forma-los na temática e conhecerem iniciativas que estão transformando realidades, como a da Adriana Salay, pesquisadora que lidera, junto com o chef do restaurante Mocotó, Rodrigo Oliveira, o projeto Quebrada Alimentada, que apoia famílias de São Paulo em situação de insegurança alimentar desde o início da pandemia. 

Durante o encontro de formação de coordenadores do Comunidade Educativa, outros convidados que compartilharam suas experiências com os voluntários foram Renata Gonçalves, diretora executiva do projeto Good Truck, que ajuda a levar comida de onde sobra para onde falta por meio de parcerias com distribuidores e supermercados, promovendo ações de voluntariado; Hans Dieter, da ONG Cidades Sem Fome, que desenvolve projetos de agricultura sustentável em áreas urbanas; e Thiago Vinícius, da Agência Popular Solano Trindade, que reúne armazém de produtos orgânicos, espaço cultural, coworking e um restaurante de comida orgânica no bairro do Campo Limpo, em São Paulo. O Comunidade Educativa incentivará os voluntários a articularem e criarem estratégias para além da doação de alimentos. “Queremos fazer um convite a exercitar o olhar crítico para esse desafio nas comunidades onde atuamos e fazer chegar alimentos a quem mais precisa, não apenas com a doações, que são muito importantes, mas também com ações de estímulo a produções locais e de geração de renda.”, explica Cláudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge. Criado em 2002, o Comunidade Educativa é o programa de voluntariado corporativo da Bunge no Brasil. Mais de 600 colaboradores voluntários, em nove estados brasileiros, dedicam até 2 horas semanais de trabalho para desenvolver atividades nas comunidades onde a empresa atua. 


Sobre a Fundação Bunge

A Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, há mais de 60 anos atua em diferentes frentes com o compromisso de valorizar pessoas e somar talentos para construir novos caminhos. Suas ações estabelecem uma relação entre passado, presente e futuro e são colocadas em práticas por meio da preservação da memória empresarial (Centro de Memória Bunge), do incentivo à leitura (Semear Leitores), do voluntariado corporativo (Comunidade Educativa), do desenvolvimento territorial sustentável (Comunidade Integrada) e do incentivo às ciências, letras e artes (Prêmio Fundação Bunge).

Postar um comentário

0 Comentários