Em sete meses de operação, o InovaDona, centro de inovação com foco na saúde do futuro mantido pelo Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), contabiliza um total de 60 projetos em andamento. São ações voltadas à inovação, aberta ou fechada, em campos como neurologia, nanotecnologia, medicina regenerativa, inteligência artificial, Metaverso e Lean Healthcare – modelo de gestão hospitalar inspirado na indústria. A unidade firmou duas parcerias com healthtechs (startups de saúde): a paulista Nick Saúde e a catarinense Organa Biotech. “Estamos incubando startups e trazendo toda sua expertise para o desenvolvimento de soluções que respondam às dores do mercado”, afirma Chander Turcatti, gerente do InovaDona.
Sediada em São José dos Campos, o negócio da Nick Saúde é a “jornada digital de atendimento ao paciente”. Em conexão com os sistemas de gerenciamento de dados dos hospitais, o sistema permite reduzir desperdícios e perdas de produtividade, e aumentar o engajamento e a fidelidade do paciente. “Nossa plataforma coleta e compartilha informações de saúde em tempo real para tornar o atendimento mais simples, eficaz e empático”, resume Flávia Quintanilha, CEO da startup. Com esse instrumento, diz ela, a qualidade dos dados que embasam a gestão se torna ainda mais precisa. “Alinhado com as estratégias de gestão de Saúde 4.0 e a utilização estratégica dos dados, a jornada digital Dona Helena e Nick atuará como parceira do paciente no cuidado e acompanhamento da saúde.”
Em outra frente, a aproximação com a Organa Biotech, de Joinville, mira no mapeamento da pegada de carbono, balizada no protocolo internacional GHC. Para Pedro Garcia, diretor da startup, a parceria representa uma “virada de chave” na empresa, criada na Startup Weekend de 2019 e, inicialmente, atuando na conversão de resíduos orgânicos alimentares das indústrias em um produto. “O InovaDona nos mostrou o potencial de serviços agregados à nossa solução”, afirma Pedro. A startup atende o hospital com o mapa de emissões e inventário de emissões de gás carbônico (CO2), buscando prover a organização indicadores para tomada de decisões estratégicas importantes, e potenciais áreas para implantação de projetos de crédito de carbono após a realização do primeiro diagnóstico. A partir dessa ação, a empresa passa a oferecer consultoria a organizações interessadas em mapear, também, a chamada pegada de carbono.
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