Header Ads Widget

Os piores podcasts de Clóvis de Barros Filho


Inédita Pamonha" vira livro pela editora Citadel com seleção peculiar de episódios que fazem refletir sobre a vida

Projeto iniciado na reinvenção da pandemia por Clóvis de Barros Filho, o podcast Inédita Pamonha toma agora forma de texto em publicação pela editora Citadel. O que confere ineditismo à iniciativa é o critério adotado pelos idealizadores na seleção: o livro reúne os 10 piores entre quase 150 episódios veiculados nos últimos 30 meses.

E por quê?  “Aqui tudo é mais parecido com a vida de verdade. A nossa, de carne e osso. Sobre a qual você pensa de vez em quando, com a estranha impressão de que tudo se equivale. Porque nada vale. Não em si mesmo”, afirma o jornalista e filósofo, ao refutar o que classifica como “ridículas edições teatralizadas”, com a lucidez e ironia que lhe são peculiares.  

No podcast, o professor aborda temas do cotidiano, com reflexões semanais sobre uma ideia específica, tida ou não por filosófica. Sem entrevistas, fala apenas ele sobre as coisas da vida. “Desse modo, dispomo-nos a refletir para viver bem. Articulando pensamentos para uma vida boa. Ou, mais modestamente, para a melhor vida possível”, escreve.

Sou meu sono, não meu donoMistérios da meia noite e Píton, Pitonisa e Pitel entraram na lista dos piores episódios adaptados do conteúdo oral para os textos. Inédita e Pamonha, o primeiro deles, não poderia ficar de fora do destaque ‘negativo’, até mesmo para que o nome pitoresco do podcast – e do livro – possa ser compreendido.

A inédita pamonha corresponde à inédita experiência de vida,
vivida na irrepetibilidade discreta dos instantes.
Vida sem volta, inclinada para um devir desconhecido,
que só se repete para percipientes grosseiros,
alienados de carteirinha ou covardes que se deixam cegar. 

Inédita Pamonha, p. 31

Ficha Técnica
Título:
 Inédita Pamonha
Subtítulo: Por instantes felizes, virginais e irrepetíveis
Autor: Clóvis de Barros Filho
Editora: 
Citadel
ISBN/ASIN:
 978-6550471989
Páginas: 
224
Preço
: R$ 49,90
Onde comprar: Amazon

Sobre o autor: Doutor e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É autor de vários livros sobre ética, felicidade, autoconhecimento e valores. Palestrante que cativa as mais diversas plateias sem o uso de aparatos tecnológicos. Recorrendo a exemplos do cotidiano e histórias divertidas, ensina conteúdos densos de maneira leve e fascinante.

Postar um comentário

0 Comentários