Header Ads Widget

Programa irá capacitar profissionais de saúde para atender ribeirinhos do Amazonas e Amapá


A iniciativa faz parte do Programa Residências, do PROADI-SUS, e busca fortalecer a atuação de médicos e enfermeiros da saúde pública no cuidado às pessoas em situação de vulnerabilidade social

Segundo um levantamento feito pelo Projeto Povos Ribeirinhos, há 37 mil moradores vivendo isolados, à beira dos rios que cortam o maior estado brasileiro em área territorial. Nesse contexto, o Projeto Residências, realizado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, e conduzido pelo Hospital Sírio-Libanês, capacitará, a partir de janeiro, 220 profissionais de saúde para o atendimento às populações vulneráveis – População Ribeirinha.

De acordo com Rodrigo Wilson de Souza, gerente de projetos de ensino do Hospital Sírio-Libanês  “as comunidades ribeirinhas vivem às margens dos rios em condições de extrema vulnerabilidade e o acesso aos serviços de saúde é precário, sem médicos à disposição. Às vezes, demoram três ou mais dias em um barco para chegar até o consultório mais próximo”Rodrigo ainda explica que a iniciativa visa estimular médicos, enfermeiros, profissionais de educação física, fisioterapia, biomedicina, odontologia, nutrição e psicologia a atuarem em áreas remotas e de difícil acesso. O projeto contribui para o processo de expansão e qualificação da força de trabalho em saúde especializada no Brasil, orientada pelas necessidades do SUS no sentido da ampliação do acesso e da integralidade do cuidado em redes de atenção à saúde”, completa. 

Em conjunto com o Hospital Sírio-Libanês, a Secretaria de Gestão do Trabalho em Saúde e o Departamento de Gestão de Recursos Humanos em Saúde do Ministério da Saúde (SEGTS/DGRHUS/MS) são responsáveis pela implementação da ação, que   integra o Projeto Residências no âmbito do PROADI-SUS.

O projeto contemplará uma vivência de estágio para residentes e egressos de programas de residência credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e pela Comissão Nacional de Residências Multiprofissional em Saúde (CNRMS), junto às Equipes de Saúde da Família Fluviais (ESFF) e Equipes de Saúde da Família Ribeirinhas (ESFR), na Região Norte do País. Além disso, a iniciativa conta com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Para mais informações, clique aqui.

Sobre o PROADI-SUS

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, PROADI-SUS, foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde. Hoje, o programa reúne seis hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, HCor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês. Os recursos do PROADI-SUS advém da imunidade fiscal dos hospitais participantes.

Os projetos levam à população a expertise dos hospitais em iniciativas que atendem necessidades do SUS. Entre os principais benefícios do PROADI-SUS, destacam-se a redução de filas de espera; qualificação de profissionais; pesquisas do interesse da saúde pública para necessidades atuais da população brasileira; gestão do cuidado apoiada por inteligência artificial e melhoria da gestão de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil. Para mais informações sobre o Programa e projetos vigentes no atual triênio, acesse: 
https://hospitais.proadi-sus.org.br 

Postar um comentário

0 Comentários