Header Ads Widget

Cátedra Sérgio Vieira de Mello passa a contar com 38 universidades no país


Universidade Federal do Amazonas (UFAM) é a primeira do Estado a integrar iniciativa da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR)

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) se tornou a 38ª instituição de ensino superior do Brasil a integrar a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), iniciativa da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) para fortalecer atividades de ensino, pesquisa e extensão em benefício das populações refugiadas.

Uma cerimônia simbólica com a presença do reitor da universidade, Sylvio Puga, de professores, pró-reitores, pessoas refugiadas e do ACNUR, selou a adesão à iniciativa em 15 de dezembro. Além da UFAM, nos últimos três meses, Fundação João Pinheiro (MG) e Universidade de Caxias do Sul (RS) aderiram à CSVM.

A Cátedra tem como proposta promover o ensino sobre o tema do refúgio, favorecer o acesso de pessoas refugiadas ao ensino superior, fomentar pesquisas e desenvolver atividades de extensão universitária para o atendimento às pessoas refugiadas nas localidades em que as universidades se encontram, além de atuar conjuntamente para o fortalecimento de políticas públicas inclusivas e efetivas para refugiados no Brasil.

Entre 2021 e 2022, 496 pessoas refugiadas e solicitantes da condição de refugiado acessaram cursos de graduação, mestrado ou doutorado em universidades da Cátedra. “Assim, a CSVM promoveu o acesso ao ensino superior de quase 500 pessoas refugiadas ou com necessidades de proteção internacional. A melhora desse número está alinhada com campanhas globais de educação que buscam aumentar para 30% o número de refugiados no ensino superior”, explica o assistente sênior de Proteção do ACNUR no Brasil, William Torres Laureano.

Adesão da UFAM

“A UFAM é uma universidade atenta ao que acontece ao seu entorno, que busca sempre um diálogo construtivo com a comunidade, e a adesão à Cátedra fortalece esse vínculo com as populações refugiadas e migrantes que estão no Amazonas. Esperamos aprimorar nossa produção de conhecimento sobre o tema, e principalmente, criar oportunidades para que as pessoas refugiadas se integrem e construam conosco novos saberes de uma forma geral”, reforçou o reitor da universidade, Sylvio Puga.

 A relação institucional entre o ACNUR e as instituições de ensino superior no Brasil iniciou-se em 2003, por meio da Cátedra. O acordo com as universidades estabelece responsabilidades e critérios dentro de quatro linhas de ação: ensino, pesquisa, extensão e advocacy para formulação de políticas públicas.

“Ao longo dos anos, a Cátedra tem sido fundamental para garantir que pessoas refugiadas e solicitantes de refúgio tenham acesso a direitos e serviços no Brasil, oferecendo valioso apoio ao processo de integração local. A integração da UFAM, uma das mais importantes da região Norte, contribuirá para o fortalecimento de pesquisas, cooperação e assistência aos refugiados de uma maneira geral”, explicou o assistente sênior de soluções duradouras do ACNUR, Rafael Yoshida Machado.

Em 19 anos, a iniciativa tem promovido ensino sobre o refúgio e o acesso de pessoas refugiadas à educação superior, a pesquisa e a geração de conhecimento sobre o tema, e o acesso de pessoas refugiadas e migrantes a direitos e serviços, de maneira inclusiva, fomentando a atuação da universidade para o desenvolvimento social.

Mais informações estão detalhadas na página da CSVM do ACNUR.

Leia o texto completo.

Postar um comentário

0 Comentários