Header Ads Widget

Saiba como se preparar para mudar de país em 2023

 

Daniel Toledo, especialista em Direito Internacional, explica os passos essenciais para quem não quer errar no planejamento

Mudar de país é o sonho de muitos brasileiros, mas se a ideia é fazer isso já em 2023, é preciso considerar que a pressa pode ser inimiga de um plano de imigração perfeito. De acordo com Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados e sócio do LeeToledo PLLC, escritório de advocacia internacional com unidades no Brasil e nos Estados Unidos, é preciso cuidado para que o desespero em mudar logo não cause problemas.

“No cenário pós-eleitoral, observamos muitos acharem que o ano que vem será de caos, mas é preciso ter calma porque nenhum presidente conseguiria destruir o Brasil em 12 meses. Muita gente pode tentar aproveitar o desespero das pessoas para tentar empurrar uma possível solução, mas um visto não deve ser tratado como um produto de prateleira. É necessário um bom planejamento”, explica.

Mesmo que as pessoas considerem que o resultado da eleição pode vir a impactar seus negócios, há tempo hábil para estruturar uma possível imigração. “O primeiro passo é conversar com a família. Vir sozinho não dá certo e se a esposa, marido, filhos, não quererem, não adianta forçar uma situação. Há 20 anos ouço esses relatos. Nesse caso, quando chegam aqui, um culpa o outro, um quer voltar e o outro não. Aí sim é que vira um cenário de caos”, pontua o advogado.

Depois do acordo familiar, Daniel afirma que é necessário conversar com um advogado de imigração. “O profissional tem que mostrar conhecimento técnico e experiência. Precisa haver afinidade e segurança”, sugere. “Além disso, é importante entender o procedimento do processo, os detalhes de cada uma das fases. Olhe no olho de quem vai te representar e sinta se o profissional te transmite segurança”, aconselha.

Toledo reforça que a tática varia de acordo com o caso. “Se é casado, a estratégia é uma; se é solteiro, é outra; ou, ainda, se a pessoa tem filhos. Aliás, o advogado precisa saber que esses filhos vão te exigir uma certa demanda. Não adianta a pessoa colocar no business plan que você vai trabalhar 14 horas por dia se você é pai solteiro, como é meu caso. Em quase todas as palestras que fiz na vida meu filho estava lá”, afirma.

Daniel explica que o advogado precisa entender as limitações e possibilidades de quem quer imigrar e deve descrever isso no processo. “Quem ler, vai precisar conhecer o candidato através das palavras que o profissional vai usar para representá-lo”.

Finalmente, é preciso pensar em planejamento financeiro. “Começo perguntando onde a pessoa quer morar, para então conseguir estimar quanto ela vai precisar. Pensando em um padrão de vida médio nos EUA, diria que são necessários uns US$ 5 mil dólares para uma família de 3 a 4 pessoas. Se conseguir se planejar para ter pelo menos 6 ou 7 meses de contas pagas, já é um cenário mínimo razoável.  O ideal seria ter dinheiro para uns 12 meses o que permitirá estruturar a empresa, o business, arrumar um emprego, ou seja, cumprir o que foi colocado no business plan. É preciso entender que ninguém chega em outro país e já no dia seguinte terá uma empresa com faturamento suficiente para pagar funcionário, aluguel, impostos e, ainda, sobrar dinheiro para sobreviver”, finaliza.

Sobre Daniel Toledo

Daniel Toledo é advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em Direito Internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio da LeeToledo PLLC. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br. Toledo também possui um canal no YouTube com mais 165 mil seguidores https://www.youtube.com/danieltoledoeassociados com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB Santos, professor honorário da Universidade Oxford - Reino Unido e consultor em protocolos diplomáticos do Instituto Americano de Diplomacia e Direitos Humanos USIDHR.

Sobre o escritório

O escritório Toledo e Advogados Associados é especializado em direito internacional, imigração, investimentos e negócios internacionais. Atua há quase 20 anos com foco na orientação de indivíduos e empresas em seus processos. Cada caso é analisado em detalhes, e elaborado de forma eficaz, através de um time de profissionais especializados. Para melhor atender aos clientes, a empresa disponibiliza unidades em São Paulo, Santos e Houston. A equipe é composta por advogados, parceiros internacionais, economistas e contadores no Brasil, Estados Unidos e Portugal que ajudam a alcançar o objetivo dos clientes atendidos. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br ou entre em contato por e-mail contato@toledoeassociados.com.br.

Postar um comentário

0 Comentários