Header Ads Widget

TV ESA e TV Universitária PE ganham menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog




O documentário Identidade: direito à vida transvesti, produzido pela TV da Escola Superior de Advocacia da OAB-PE e exibido pela TV Universitária, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ganhou menção honrosa do 44º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, considerado uma das mais disputadas premiações de jornalismo no Brasil, na área dos Direitos Humanos. O documentário concorreu na categoria Produção Jornalística em Vídeo, concorrendo com dois trabalhos do programa Fantástico, da Rede Globo nacional. A menção honrosa para o documentário da ESA contou com defesa da relatoria da categoria e, em especial, do jornalista Paulo Zocchi, diretor da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). “Identidade é uma produção independente, da OAB. É um trabalho muito relevante, tratado com muita humanidade, com muito respeito e com muita valorização da pessoa humana. Merece ser premiada”, disse Zocchi. O resultado final foi divulgado nesta quinta-feira (13/10).

Este ano, o Prêmio Vladimir Herzog (SP) contou com 528 reportagens concorrentes, que foram julgadas por 36 jurados. A categoria vídeo, na qual Identidade se destacou, foi a segunda mais disputada. Ao todo 114 trabalhos brigaram pelas três vagas da final, pelo troféu e menção honrosa. Dentre os vinte trabalhos finalistas, Identidade: direito à vida transvesti foi a única produção que concorreu por um veículo pernambucano. O curta-metragem narra a vida real de pessoas travestis, a discriminação que sofrem e suas lutas para o acesso a direitos básicos e para se tornarem visíveis socialmente. Com um olhar sobre a violência, o mercado de trabalho e a família, esta produção tem duração de 30 minutos. O documentário foi coordenado pelos advogados Renata Berenguer e Sérgio Pessoa. A direção é da jornalista Silvia Bessa.

“Estamos felizes de receber esse reconhecimento pelo nosso documentário. A violência contra as pessoas trans aumenta anualmente e essa foi uma forma que encontramos de sensibilizar as pessoas sobre os direitos dessa população”, aponta o diretor-geral da ESA-PE, o advogado Leonardo Moreira. “O documentário foi criado como ferramenta para combater a transfobia e para provocar uma empatia no público. O sentido da produção é propagar a reflexão na luta contra a discriminação de pessoas trans, pois o Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo”, complementa a vice-diretora geral da ESA, Renata Berenguer.

Identidade: direito à vida transvesti concorreu na final do prêmio na disputada categoria “Produção jornalística em vídeo” ao lado de dois trabalhos do Fantástico, da Rede Globo - um sobre desnutrição infantil indígena e outro sobre violência policial. “Crianças yanomami sofrem com desnutrição e falta de atendimento médico”, produzida pela Rede Globo em parceria com a Rede Amazônica, venceu na categoria, e Identidade: direito à vida transvesti, produzido pela TV ESA-PE, ganhou a menção honrosa. Tratado como caso excepcional, em virtude da qualidade dos três trabalhos na final, o corpo de jurados também concedeu menção honrosa nesta categoria à reportagem “Não merecia ser humilhado; PM arrasta suspeito em moto e recria cena da Escravidão em São Paulo”, também do Fantástico.

“Estávamos na final com duas matérias fortíssimas do Fantástico, da Rede Globo. O julgamento teve transmissão ao vivo e pudemos acompanhar a valorização desse trabalho da TV ESA, que é uma produção independente. Fomos vencedores da menção honrosa, sem dúvida uma grande conquista”, destaca a jornalista Silvia Bessa.

“Identidade, o direito à vida transvesti” tem direção, roteiro e coordenação executiva de Silvia Bessa. A codireção, direção de fotografia, videomaker e edição é de Luiz Henrique Carneiro Siqueira. As entrevistas, produção de entrevistas e pesquisa são de Marcionila Teixeira de Siqueira, e Diego Vieira Nigro de Almeida é videomaker de imagens aéreas. Os veículos são a TV ESA-PE e a TV Universitária PE.

A cerimônia de premiação será no dia 25 de outubro de 2022, em São Paulo.

Escola Superior de Advocacia de Pernambuco - ESA-PE
Rua Imperador Dom Pedro II, nº 346, 3º andar
Santo Antônio, Recife/PE
Fones: (81) 3424-1012 / (81) 3036-1450

Postar um comentário

0 Comentários