Header Ads Widget

TIM anuncia ativação da rede 5G SA em 19 bairros do Recife



A TIM anuncia que está pronta para ativar, na próxima segunda-feira (5), a sua rede 5G Standalone (SA) no Recife e em mais duas capitais do Nordeste – Fortaleza e Natal. O lançamento acontece logo após liberação oficial da frequência de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O início da operação na capital conta com a ativação de duas vezes mais antenas que o mínimo regulatório exigido pelas normas do Leilão 5G. 

A novidade chega inicialmente a 19 bairros da capital pernambucana (Boa Viagem, Casa Forte, Torre, Parnamirim, Alto Santa Terezinha, Várzea, Casa Amarela, Morro da Conceição, Pina, Apipucos, Soledade, Tamarineira, Derby, Torrões, Graças, Zumbi, Madalena, Macaxeira e Aflitos). E a meta da TIM é abranger todos os bairros do Recife com o 5G SA até o final deste ano. 

No Brasil, a TIM já ativou a rede de quinta geração em 12 capitais. Brasília foi a primeira a receber o serviço, em julho, seguida de Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Vitória (ES) e Palmas (TO). As demais capitais também terão o 5G ativado de acordo com o cronograma estabelecido pelo órgão regulador. A TIM foi a única operadora que promoveu e impulsionou a definição do padrão Standalone, permitindo que o Brasil se beneficiasse da tecnologia 5G mais arrojada e de excelência mundial, caracterizada pela baixíssima latência e altas velocidades. A chegada da nova rede no Nordeste é estratégica para a companhia. 

“Estamos, de fato, diante da possibilidade de uma grande transformação tecnológica e social e nos orgulhamos, aqui na TIM, de liderar esse movimento histórico para o país e para a região Nordeste. O 5G pode impulsionar os negócios e mudar a vida dos brasileiros. Hoje temos a maior cobertura 4G do Nordeste e vamos ter a maior e melhor rede 5G do país, já garantindo, nesse momento, mais que o dobro da cobertura mínima exigida”, destaca Bruno Talento, diretor de Vendas da TIM no Nordeste.

A ativação da nova tecnologia no Recife faz parte de uma ampla jornada da companhia que preparou o ecossistema brasileiro para a chegada do 5G e contou, inclusive, com importantes iniciativas em Pernambuco. O Estado foi palco de projetos experimentais como o lançamento, no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, do primeiro piloto 5G standalone para indústria automobilística no Brasil, aplicado ao ambiente industrial por meio de uma rede que utiliza inteligência artificial e cloud computing de forma inédita. O projeto implantado está integrado ao chão de fábrica e aplicado à manufatura, assegurando a conformidade da identificação dos veículos de acordo com sua versão e acessórios, trazendo ganhos de qualidade nos processos de montagem subsequentes.

Também em preparação para a chegada da nova tecnologia, a TIM investiu fortemente, completando a cobertura 4G em todos os 185 municípios pernambucanos. Ao alcançar a meta, a companhia antecipou o plano nacional, de abrangência total do país até 2023, e deu um importante passo na disseminação do 5G no Estado. Atualmente, a TIM também está presente nas 185 cidades pernambucanas com o VoLTE, serviço de voz sobre a rede 4G, em 122 municípios com o 4,5G, e tem 164 cidades NB-IoT (rede de internet das coisas). 

Novas possibilidades para o cliente 
Para o consumidor final, a operadora vem apostando em segmentos que se beneficiarão dos diferenciais da nova tecnologia, como a baixa latência. Os clientes pós-pagos da TIM terão um pacote para “turbinar” os planos com mais 50GB de internet e navegação ilimitada no Twitch, serviço de streaming de vídeo ao vivo com foco em games, com transmissões de competições de esportes eletrônicos, além de música e conteúdos criativos. O booster terá uma evolução contínua com serviços como de cloud gaming, realidade aumentada e realidade virtual. Na trilha da inovação, já há uma parceria firmada com a AWG, detentora da Plataforma de Cloud Gaming, que possibilitará aos clientes TIM jogarem títulos como Fortnite, eFootball, ElderRing, Red Dead Redemption e Gran Theft Auto V, sem que o usuário precise de um PC gamer ou console.

O novo pacote estará disponível em breve e a adesão nos primeiros três meses após o seu lançamento – que será oportunamente comunicado pela TIM – garante gratuidade pelo período de 12 meses. Após esse período, ele custará R$ 20 mensais. Não é necessário trocar o chip. O cliente precisa apenas ter um smartphone compatível com a nova tecnologia.  Com velocidades de navegação que podem alcançar a ordem dos Gbps, até 100 vezes mais que a rede 4G, o 5G da TIM promete revolucionar também o mercado corporativo com a massificação de soluções de IoT e impulsionar importantes setores da economia, como as áreas de educação, saúde, transporte, segurança, entre outras. A operadora já está atuando com pilotos 5G ao lado de seus clientes corporativos e fechando novas parcerias para digitalizar negócios. 

Bairros onde a TIM está pronta para ativar o 5G no Recife:
Aflitos
Alto Santa Terezinha
Apipucos
Boa Viagem
Casa Amarela
Casa Forte
Derby
Graças
Macaxeira
Madalena
Morro da Conceição
Parnamirim
Pina
Soledade
Tamarineira
Torre
Torrões
Várzea
Zumbi


Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, operadora líder em cobertura móvel e presença 4G. Pioneira em testes do 5G, está pronta também para ser protagonista da tecnologia que revolucionará diversos setores da sociedade, em linha com a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook 2022, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

Postar um comentário

0 Comentários