Ultimas Notícias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Governo de Pernambuco premiou cientistas que se destacaram no enfrentamento à covid-19



O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), premiou, na manhã de hoje (6), cinco cientistas cujas as atuações se destacaram durante a pandemia da Covid-19, de 2020 a 2022. O evento aconteceu no Museu Cais do Sertão, no Recife Antigo, com a presença do governador Paulo Câmara, os secretários estaduais Fernando Jucá (SECTI), André Longo (Saúde), Alfredo Gomes (Consórcio Pernambuco Universitas) e o professor da UFPE Anderson Gomes, coordenador e cerimonialista do encontro, além de profissionais de saúde, estudantes universitários, cientistas e sociedade civil. O evento lotou o teatro É do Povo, no Cais do Sertão. Na lista dos cinco premiados, estão Profª Draª Maíra Galdino da Rocha Pitta (UFPE); Profº Dr. Danylo Cesar Correia Palmeira (UFPE); Profº Dr. Jones Oliveira de Albuquerque (UFRPE); Profº Dr. Hernande Pereira da Silva (UFRPE); Prof. Dr. Demetrius Montenegro (UPE).

Para o secretário de CTI, Fernando Jucá, a premiação é um grande reconhecimento do Estado aos profissionais de saúde, sobretudo por ir na contramão de uma grande parcela negacionista. “A nossa vontade é que tenhamos outros eventos como esse, não necessariamente da pandemia ou pós-pandemia, mas com temas relevantes e que premiassem cientistas, mostrando uma aproximação da academia, governo e sociedade, um grande reconhecimento à ciência”, disse. O governador Paulo Câmara, por sua vez, destacou as ações realizadas pelo Executivo em prol da ciência e do fortalecimento ao setor, ao citar o recorde de investimentos destinados à Facepe e à Secretaria de CTI, o que possibilitou fomento a várias iniciativas e programas que causaram impacto positivo direto à população pernambucana. “Todos sabemos que esta base sólida só se constrói com pesquisa, trabalho sério. Educação, Ciência e Tecnologia não são opções, mas deveres dos agentes públicos que têm sabedoria e coragem pra investir em políticas de estado”, falou o gestor.

Os agraciados receberam um troféu e um diploma com a citação pelo reconhecimento de sua atuação. Também foram dadas menções honrosas a outros 10 cientistas que participaram do processo de seleção, indicados pela UFPE, UFRPE, UPE, IF Sertão e UNIVASF. A comissão julgadora externa foi composta por sete cientistas. As homenagens aconteceram em meio ao seminário "Os novos tempos da ciência em Pernambuco" que reforçou o papel de destaque da ciência na transformação da sociedade e, em especial, dos profissionais que atuam na área no estado, contanto com palestras ministradas por nomes importantes do setor. Marcaram presença ainda representantes da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Pernambucana de Ciências (APC).

Postar um comentário

0 Comentários