Header Ads Widget

TV por satélite: 61 emissoras já transmitem em Banda KU no satélite Star One



Dos 118 canais de banda C que devem realizar a migração para banda Ku, 61 já operam em dupla iluminação. O número atualizado foi divulgado pelo presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Flávio Lara Resende, na live realizada pelo Tele.Síntese nesta segunda-feira, 15. De acordo com Resende, todas as emissoras já migradas foram para o satélite Star One D2, pois a Sky ainda não disponibilizou a estrutura.

 
“Nós sabíamos que teria mesmo essa demora para que eles pudessem se equipar para prestar o serviço. Esperamos que se resolva de forma bastante rápida, pelo menos esse é o desejo das emissoras”, disse Resende.

A migração de satélite é necessária para liberar a faixa de operação do 5G. A mudança já ocorreu em oito capitais: São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, João Pessoa, Curitiba, Salvador e Goiânia.

Ritmo de migração para Banda KU

Na visão do presidente da Abert, a implementação da transmissão em banda Ku está “avançando de forma bastante rápida”.

“Tínhamos 45 canais em junho. Acredito que, rapidamente, vamos avançando esse número de canais, principalmente quando começarmos a chegar no interior dos estados”, disse Resende.

A expectativa de aumento do número de canais com a interiorização da cobertura ocorre porque, na maioria dos estados, há maior presença de transmissão por satélite nas regiões mais afastadas do centro.

A EAF tem registrado baixa procura pelos kits de banda Ku, comparado ao planejado, neste início de operação do 5G. A entidade explica que o cenário é devido ao fato da implementação estar restrita às capitais, onde há menor uso das parabólicas comuns, que estão sujeitas à substituição.

Após a migração, os canais permanecem na banda C por mais 18 meses. É possível realizar prorrogação do prazo, mas a data limite para a conclusão da troca de satélite é em dezembro de 2025, de acordo com cronograma.

Postar um comentário

0 Comentários