Header Ads Widget

Colesterol pode afetar a visão


No Dia Nacional de Combate ao Colesterol (08/08), oftalmologista alerta para danos à saúde ocular

É bastante difundido que o controle dos níveis de colesterol no sangue é essencial para minimizar riscos das mais diversas doenças. Mas, o que pouca gente sabe é que o excesso dessa lipoproteína, especialmente a do tipo LDL - mais conhecida como ‘colesterol ruim’ – pode ser bastante perigosa para a saúde ocular. “Aproveitamos o Dia Nacional de Combate ao Colesterol para chamar a atenção para esse problema que pode agravar algumas doenças oculares e, inclusive, causar danos irreversíveis à visão”, alerta a oftalmologista do Instituto de Olhos do Recife – IOR, Vanessa Andrada.

Quem sofre de glaucoma precisa ter atenção redobrada. Para se ter uma ideia, um estudo do Jama Ophtalmology, de 2019, avaliou três pesquisas realizadas com 136 mil pessoas de 40 anos e concluiu que o uso de estatina - medicamento para baixar o colesterol – diminui em até 21% o risco de glaucoma primário de ângulo aberto. “No consultório, também observamos que o aumento do colesterol sérico é associado à elevação na pressão intraocular, que pode desencadear ou mesmo agravar o glaucoma do paciente”, afirma a médica.

Entretanto, ela avisa que os pacientes não devem confundir a informação e lembra que o uso de estatinas não substitui os colírios hipotensores, indicados para quem sofre de glaucoma. “Os colírios ainda são a primeira e melhor terapia para controlar a pressão intraocular, atingindo mais de 90% de sucesso”, garante.

Danos – Denominado cientificamente de hipercolosteromia, o colesterol alto também pode piorar o diabetes e a hipertensão, doenças conhecidas por incidir na qualidade da visão. “Podem-se formar placas de gordura na corrente sanguínea, que entopem os vasos do paciente e provocam obstruções na passagem do sangue para os tecidos oculares e para a retina. Isso gera oclusões de veias ou artérias, podendo causar perda visual muitas vezes severa”, comenta a doutora Vanessa.

Xantelasmas - manchas de cor amarelada nas pálpebras, o Arco Senil, uma descoloração branca ou cinzenta da córnea periférica, e a Sínquese Cintilante que consiste na deposição de cristais de colesterol no vítreo do olho, também podem ser consequência dos altos níveis de colesterol LDL. “São todos sinais de que há excesso de colesterol sistêmico no sangue do paciente, que precisa ser controlado”, esclarece a oftalmologista.

Medidas – Na saúde ocular, a prevenção é sempre o melhor remédio. Consultas e exames periódicos são indispensáveis para verificar se há problemas com a visão, provocados por colesterol alto no organismo do paciente. “As pessoas devem ficar atentas e consultar o oftalmologista, ao menos uma vez por ano, além de fazer os exames oculares indicados para detectar problemas na visão”, indica Vanessa. Outras medidas para cuidar da saúde ocular envolvem uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos.

Serviço:


Dia Nacional de Combate ao Colesterol (08 de agosto de 2022)

Dra. Vanessa Andrada

Oftalmologista especialista em glaucoma

Instituto de Olhos do Recife - IOR

Fone: (81) 2122.5000

Marcação de consultas WA: (81) 9841.4446 / 4447

Postar um comentário

0 Comentários