Header Ads Widget

Cientista brasileiro participou de descoberta de exoplaneta coberto por oceanos



Corpo celeste é chamado de 'super-Terra'

O professor José Dias do Nascimento, do Departamento de Física Teórica e Experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é um dos 41 cientistas que encontraram o exoplaneta coberto por oceanos. Nascimento também atua como pesquisador do Center for Astrophysics, de Harvard.

Na semana passada, um grupo de cientistas da Universidade de Montreal, no Canadá, anunciou a descoberta do exoplaneta que orbita duas pequenas estrelas de um sistema na constelação Draco, a 100 anos-luz da Terra.

O TOI-1452 b, como é chamado, é um pouco maior que o planeta habitado por seres humanos. Sua localização, em relação à estrela que orbita, é ideal para a existência de água líquida na superfície.

“Trata-se de uma descoberta importante, pois, em pouco menos de três anos, estamos anunciando o quarto exoplaneta com nossa participação”, disse Nascimento. “O anterior foi o TOI-257b, que é um exemplo do que chamamos de ‘sub-Saturnos’, planetas maiores que Netuno e menores que Saturno. Agora estamos revelando uma super-Terra. Esses astros são ausentes na arquitetura do nosso Sistema Solar, apesar de possíveis.

O primeiro sinal da existência do exoplaneta coberto por oceanos foi captado pelo Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito (Tess) da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa). Posteriormente, houve a confirmação do telescópio do Observatório de Mont-Mégantic (OMM), em Quebec, no Canadá.

Postar um comentário

0 Comentários