Header Ads Widget

Tecnologia é aposta para crescimento do Terceiro Setor


Em uma sociedade super conectada, a tecnologia é de extrema importância para o desenvolvimento de todas as áreas, e no Terceiro Setor não é diferente – as instituições sem fins lucrativos que contam com recursos tecnológicos saem à frente por terem suas estruturas e área de atuação ampliados, principalmente através de sites. A plataforma digital e 100% gratuita do Instituto Conecta Brasil, conectabrasil.org, ilustra como a tecnologia pode expandir o alcance de instituições sociais e suas causas. 

“A tecnologia oferece diferenciais como escalabilidade e visibilidade às iniciativas do terceiro setor, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. No Conecta, por exemplo, a plataforma faz a ponte entre instituições, doadores e iniciativas ao promover um espaço digital com campanhas de doação, vagas de voluntariado e informações sobre as ONGs em um único lugar de fácil acesso”, explica Tales Pacheco, CTO e fundador da Blueway e Blue Tech, respectivamente.

Tales explica que, em um setor cujo recurso financeiro é majoritariamente limitado ou até mesmo escasso, a tecnologia é ainda mais necessária. “Nesse cenário em que apenas algumas centenas entre mais de 800 mil organizações cadastradas no Brasil conseguem sustentabilidade financeira, a solução pode estar na implementação de ferramentas para captação e gestão de recursos, ampliação na participação de mercado e disputas públicas de financiamento, entre muitos outros mecanismos que a tecnologia da informação oferece”, frisa. 

Além da parte organizacional, a comunicação das instituições pode também ser altamente beneficiada pela tecnologia. De acordo com o CTO, mídias digitais, computação em nuvem (cloud computing) e infraestrutura digital são pontos essenciais para o Terceiro Setor. “Softwares de gestão, e-commerce, sistemas de planejamento empresarial como o ERP, integração com ambientes logísticos e mensageria, bom uso e gestão de redes sociais são exemplos de soluções tecnológicas que apoiam as iniciativas em seu processo sustentável, o sucesso de uma organização pode depender disso”, afirma Tales.

Diversas plataformas, provedoras de serviços de tecnologia, possuem planos ou programas destinados ao terceiro setor, algumas delas disponibilizam de forma soluções de forma gratuita. “Uma forma de buscar fornecedores que apoiam o terceiro setor é uma plataforma chamada Tech Soup Brasil, parceira do Conecta Brasil. Lá são listados diversos fornecedores parceiros como: Microsoft, Adobe, Atlassian, Docusign, Fivverr, Slack, dentre outros. Cada um destes com seu processo de elegibilidade”, explica Tales.

Visibilidade aumentada

 Como a implementação dessas tecnologias pode ser lenta nesse mercado, dada a dependência dos recursos doados e profissionais voluntários da área, iniciativas como o Instituto Conecta Brasil impulsionam instituições sociais ao oferecer divulgação gratuita tanto em sua plataforma como nas suas redes sociais. “Nossa missão é criar oportunidades para que as ações se conectem àqueles que querem ajudar. Todas as instituições cadastradas em nosso site passam por crivo que assegura sua credibilidade, e todo mês divulgamos um relatório de transparência com tudo que foi feito em prol das entidades e seus assistidos”, conta Lina Bocchi, analista de relacionamento do Conecta.

O Conecta Brasil nasceu com o intuito de dar visibilidade, escalabilidade e estrutura às iniciativas do terceiro setor. Embasado em tecnologia, buscando formas de levantar recursos, vincular voluntários interessados, doadores e instituições com backoffice, que apoia na logística, armazenamento, distribuição e outros aspectos de campanhas abertas por essas instituições. “Em breve, na plataforma Conecta Brasil, será possível acompanhar objetivos em tempo real, sejam financeiros, insumos ou quaisquer itens solicitados, que tenham sido aprovados no processo seletivo da plataforma”, finaliza o especialista.

 

Sobre o Conecta Brasil

O Instituto Conecta Brasil é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), cujo objetivo é viabilizar o crescimento de iniciativas sociais por meio de uma plataforma digital e 100% gratuita, que faz a ponte entre instituições, doadores e iniciativas. O Conecta Brasil é guiado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e, assim, situa as pessoas no centro do desenvolvimento, criando oportunidades para que as ações se conectem àqueles que querem ajudar. Com sede em Goiânia e operando desde 2020, o instituto já possui uma rede de centenas de instituições e voluntários cadastrados, que hoje estão presentes em 21 estados brasileiros. A projeção para os próximos meses é expandir nossa rede de doadores e voluntários e atingir a marca de mais de 100 mil pessoas atendidas em 2022.  

Postar um comentário

0 Comentários