Header Ads Widget

Como as startups podem impulsionar o RH?



A rotina do departamento de recursos humanos foi intensamente impactada pela pandemia. Com a migração para o trabalho remoto, os investimentos em tecnologia se tornaram primordiais para o monitoramento do desempenho, organização de processos seletivos, realização de reuniões, e muitas outras atividades totalmente remotas. Nesse novo cenário, as HR Techs vêm ganhando intensa popularidade, trazendo soluções que auxiliem e otimizem os processos internos das empresas. Por muitos anos, o conceito de um RH tecnológico era direcionado à um benefício exclusivo das grandes organizações. Mas, com os avanços da tecnologia, estes recursos se tornaram completamente acessíveis a empresas dos mais diversos portes e segmentos, tornando os processos mais organizados e automatizados. O uso de sistemas que tragam dados em tempo real permite uma tomada de decisões mais assertivas, podendo ser adotados nas mais diversas atividades do departamento.

Segundo um relatório produzido pelo centro de inovação Distrito, hoje, existem mais de 370 startups voltadas a este modelo de prestação de serviços no país. Deste total, 85,2% surgiram há menos de 10 anos, como resultado dos constantes investimentos tecnológicos nesse mercado e, principalmente, na popularização dos modelos remoto e híbrido. A cada ano, cada vez mais soluções serão lapidadas para ajustar estes serviços às necessidades do mercado, com foco nas principais responsabilidades deste departamento tão importante para o funcionamento das companhias. Cada tarefa do RH possui suas próprias dores e demandas, o que exige um sistema específico que traga as melhores soluções de acordo com o necessário. Dentre elas, plataformas voltadas à concessão de treinamentos corporativos online foram algumas das que mais cresceram, com foco em facilitar a aplicação e gestão destes conteúdos.

Em 2021, inclusive, os cursos corporativos online representaram 37% das horas investidas em capacitação e desenvolvimento, segundo dados da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD). Quando viabilizadas digitalmente, os profissionais podem assistir às aulas no momento que lhes for mais adequado, fato que contribui para um maior e melhor aproveitamento. Em conjunto, o processo completo de recrutamento e seleção também é fortemente favorecido pela tecnologia, especialmente com o aumento de investimentos da inteligência artificial aplicada à esta função. Além de trazer uma análise de dados mais precisa, estas ferramentas permitem um mapeamento profissional mais detalhado, maior automação nos processos, gestão dos currículos, mensuração de resultados, e muito mais. Com indicadores de desempenho em mãos, a produtividade dos profissionais é altamente favorecida, contribuindo ainda para uma redução de custos.

As vantagens proporcionadas pelas HR Techs são enormes. Para aquelas que estão iniciando a busca pela solução ideal para a sua empresa, a escolha deve partir de um entendimento completo sobre o cenário atual da companhia. Cada negócio possui seu próprio ecossistema, o qual demandará uma tecnologia específica para apoiar seu crescimento no mercado. Para isso, desenhe todos os processos internos, entenda quais áreas estão necessitando da automatização para seu melhor desempenho e, a partir dessas informações, conheça as questões técnicas que o sistema tem a oferecer para o departamento. Para a oferta de treinamentos online, por exemplo, é preciso entender o que as plataformas do mercado oferecem em sinergia com o que a empresa precisa – ou seja, analisar as necessidades de desenvolvimento de competências e habilidades dos colaboradores e, a plataforma que pode proporcionar um aprendizado contínuo e com qualidade.

A escolha da HR Tech ideal para o seu negócio deve ser baseada na simplicidade, usabilidade e facilidade de acesso. Quanto mais as tecnologias entregarem apoio e suporte com conteúdo, melhor. Em um mercado competitivo e sedento por inovação, a agilidade nos processos internos se torna um importante diferencial competitivo, beneficiando não apenas a eficiência do RH, mas também atraindo cada vez mais profissionais para o negócio. Letícia Araújo é Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação e diretora da Treinar Mais, plataforma que facilita a aplicação e gestão de treinamentos.


Sobre a Treinar Mais:


A Treinar Mais é uma plataforma que facilita a aplicação e gestão de treinamentos online. De forma simples e intuitiva, tanto empresas quanto profissionais liberais disponibilizam uma quantidade ilimitada de conteúdos em vídeo e texto por meio de tecnologia cloud. A plataforma permite que consultores de RH, após diagnosticarem quais habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas em seus clientes, programem os treinamentos adequados para cada colaborador.

Postar um comentário

0 Comentários