Ultimas Notícias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Trabalho híbrido: confira dicas de segurança para empresas



A DARYUS Consultoria, grupo DARYUS, referência em gestão de riscos, continuidade de negócios e segurança da informação, aposta que o "novo normal" será híbrido. A aceleração da digitalização, impulsionada pela pandemia do COVID-19, mostrou que é possível fazer quase tudo sem ter que se deslocar de casa para o trabalho enfrentando trânsito ou horas no transporte público. Porém, assim como no home office, é preciso ficar alerta para que as empresas não sofram ataques cibernéticos e tenham os seus dados vazados. Gerenciadores de senhas, usar sempre o mesmo notebook, manter o antivírus atualizado e armazenamento em "nuvem", são alguns pontos que a empresa destaca para ajudar a evitar problemas de segurança digital nessa nova realidade.

De acordo com dados da pesquisa liderada pela SurveyMonkey e Zoom, cerca de 65% dos colaboradores entrevistados disseram que o trabalho híbrido é o modelo ideal. Já o Google, em levantamento realizado em maio de 2021, apresentou que 43% das organizações brasileiras já escolheram o formato híbrido.

"O trabalho híbrido (mais tempo de casa e alguns dias no escritório) é uma tendência mundial, e deve emplacar daqui para a frente já que a maioria das empresas foi desafiada a continuar suas operações com funcionários e clientes que estavam em suas casas, e deu certo. A tecnologia disponibilizada atualmente possibilitou uma qualidade satisfatória, o que empolgou até consultas médicas, técnicas, auditorias, reuniões entre outros. Porém, as empresas precisam ter mais atenção no quesito segurança cibernética, visto que para os hackers é uma grande oportunidade de atacar computadores pessoais menos protegidos, visto que muitas empresas liberaram o uso destes para seus funcionários", explica Jeferson D’Addario, CEO do Grupo DARYUS, consultor sênior e especialista em segurança da informação. “Outro ponto de atenção, é que mesmo transitando menos pela cidade, o aumento de tentativas de roubos e furtos de notebooks em mochilas e smartphones, tende a aumentar, pois, hoje levamos grande parte de nossas vidas e as contas bancárias nas mochilas e nos bolsos”, complementa."

Jeferson, aponta também que: "O roubo de identidade, por exemplo, tende a aumentar, visto que as pessoas usam cada vez mais dispositivos móveis e interativos, com suas contas bancárias vinculadas a eles. O aumento de assistentes pessoais e o 5G irão ajudar ainda mais este tipo de relação homem, tecnologia e trabalho. Viver ao ar livre e trabalhar em uma grande empresa já não é uma regalia de executivos, porém, a segurança de modo holístico, será o grande desafio e oportunidade na próxima década."

Pensando em ajudar as empresas em relação à segurança digital no trabalho híbrido, o executivo destaca algumas dicas fundamentais que precisam ser observados:

Gerenciador de senhas: usar bons gerenciadores, aplicativos instalados nos computadores pessoais ou da empresa, garantem o armazenamento seguro de códigos e senhas, com controle e criptografia;

Gestão de acessos: as empresas precisam melhorar seus controles de acessos, dentro da empresa, usar VPN para conexões remotas, auditar logs de acessos continuamente, e implementar gestão de identidade com mais efetividade;

Armazenamento em "nuvem": armazenar em repositórios seguros na "nuvem"/internet com monitoramento e controle, integrando com plataformas de escritório são importantes formas de evitar vazamentos por computadores pessoais menos protegidos.

Computador: use sempre o mesmo PC para o trabalho em casa e no escritório. O trabalho em computadores diferentes pode facilitar o acesso a dados sigilosos por cibercriminosos. As empresas precisam orientar, educar e investir em disponibilizar computadores empresariais para seus funcionários, ou comprar os softwares necessários para a proteção. Monitoramento é a grande palavra do momento.

Antivírus: Tenha sempre instalado e atualizado um antivírus. Existem opções de ferramentas gratuitas para quem não pode pagar por um antivírus. Mantenha sempre os navegadores e aplicativos atualizados e aplique atualizações e correções no seu sistema operacional.

Sobre o Grupo DARYUS

Desde 2005 com o propósito de iluminar mentes, potencializar pessoas e proteger negócios, por meio de educação e serviços em gestão de riscos, o grupo DARYUS tornou-se referência em consultoria, educação e eventos nos temas: Gestão de Riscos, Segurança de Informação, Cibersegurança, Proteção de Dados (LGPD) e Governança de Tecnologia da Informação (TI). O Grupo é composto por 4 unidades de negócios: 1) A DARYUS Consultoria - especializada em Gestão de Riscos e Cibersegurança, 2) O IDESP - Instituto DARYUS de Ensino Superior Paulista - que é líder na formação em GRC, com mais de 30 mil profissionais formados desde 2006, e pioneira na criação dos cursos de pós-graduação em segurança da informação, forense computacional, cibersegurança e continuidade de negócios, 3) A DARYUS Eventos, que tem foco em criar e gerenciar eventos que desenvolvam a comunidade de cibersegurança e gestão de riscos no Brasil, e 4) A DARYUS StartLab, aceleradora de startups focada em Riscos, TI e Cibersegurança.

Para saber mais visite: https://www.daryus.com.br/

Postar um comentário

0 Comentários