Header Ads Widget

Programas de liderança auxiliam na criação de uma cultura corporativa sólida



Diante de um cenário cheio de desafios e novos modelos de trabalho, os programas de liderança se tornaram essenciais para a construção de uma cultura sólida nas empresas. Seja para manter uma gestão mais humana no ambiente virtual ou para motivar os colaboradores em um momento tão difícil, como este da pandemia, tais iniciativas ganharam mais espaço no meio corporativo, principalmente, as que visam fortalecer uma liderança mais igualitária e assertiva.

Para impulsionar a formação de líderes de negócios e ajudá-los em sua jornada de crescimento, a vhsys, fornecedora de plataforma de gestão para micro e pequenas empresas, desenvolveu um programa de liderança voltado para a capacitação de colaboradores: o Heads Up. O projeto visa fomentar o conhecimento em Softwares as a Service (SaaS), ferramentas de gestão e aprimorar habilidades interpessoais.

A criação do programa ganhou força com a pandemia, cenário em que os líderes tiveram um papel fundamental na adaptação para o home office e no engajamento de colaboradores, mesmo que à distância. O Heads Up, criado neste ano, consiste em quatro iniciativas principais: workshops com heads e diretores, workshops com coordenadores, o Leadership Purpose - que são workshops com supervisores e potenciais líderes - e curso de inglês subsidiado pela empresa. 

“Um dos ativos de maior valor de uma corporação são as pessoas. Por isso, capacitar, treinar e reter talentos tem sido nosso propósito ao pensar em novos projetos”, afirma Paulo Bittencourt, diretor de Recursos Humanos da vhsys. De acordo com ele, diante de um cenário tão desafiador quanto a pandemia, a ajuda dos líderes se tornou essencial e prioridade. Até o momento, 65 colaboradores já foram impactados com os projetos que o Heads Up inclui.

Metodologia

Entre os assuntos trabalhados com os profissionais estão: o papel do líder, as habilidades para o recrutamento de talentos, a importância das metas e indicadores, além de ferramentas para uma boa liderança. O programa foi projetado para ter 70% de exercícios práticos, 20% de trocas de experiências entre profissionais e 10% de leitura de conteúdos e materiais. A metodologia usada é a da sala de aula invertida, na qual, por meio de atividades práticas e discussões de grupo, o próprio aluno cria a conceituação teórica do curso. 

"Fazer parte de um programa de liderança, dentro da empresa, tem me proporcionado a oportunidade de desenvolver novas habilidades e ter contato com temas que contribuem muito para o meu crescimento profissional. Além disso, a troca de experiência com os outros participantes potencializa esses conhecimentos. Com certeza, o projeto é essencial para formar líderes cada vez melhores e prontos para diversas situações", afirma Camila Nichetti, analista de Marketing de Produto da vhsys e integrante do Leadership Purpose.

Great Place To Work

Para o diretor de Recursos Humanos, para que os colaboradores continuem motivados, é preciso que o ambiente de trabalho ofereça crescimento, desenvolvimento e bem-estar. Ao focar nisso, principalmente no período de pandemia, em que a maior parte das equipes não se conheciam pessoalmente, a empresa desenvolveu o programa de liderança. 

Segundo Bittencourt, isso foi essencial para que a companhia conquistasse sua certificação do Great Place To Work (GPTW) como uma das melhores empresas para trabalhar em 2021. A vhsys está em 18° lugar na categoria médias empresas do Paraná e em 71º na categoria TI entre 100 a 999 colaboradores. Para saber mais sobre as oportunidades na empresa, acesse o site: https://bit.ly/3o9Qa0M.

Sobre a vhsys

A vhsys é uma empresa de tecnologia que oferece um sistema de gestão empresarial descomplicado para micro e pequenas empresas. O sistema conta com módulos online para emissão de nota fiscal, controle financeiro, vendas e estoque, além de uma loja de aplicativos e integrações exclusivas que ampliam os recursos do empreendedor. Em 2019, a empresa se tornou uma das investidas do grupo Stone Co. e desde então alia sua ferramenta de gestão com o serviço de pagamentos da Stone. Sediada em São José dos Pinhais, Paraná, a vhsys também integra o ranking das melhores empresas para trabalhar, segundo o Great Place to Work, e é uma das mais amadas do Paraná, de acordo com a Glassdoor. 

Postar um comentário

0 Comentários