Header Ads Widget

Porto de Suape reforça retomada cultural com apoio à Fenearte e outros eventos culturais



Tradicionais e importantes eventos da cena cultural pernambucana, como a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (21ª Fenearte), Festival Cine PE, além do icônico Baile do Menino Deus, ganharam apoio da empresa Suape este ano. A Fenearte, evento que atrai 300 mil pessoas por ano e que teve início às 14h desta sexta-feira (10), contará com estande da estatal portuária, onde serão comercializados produtos artesanais e gêneros alimentícios preparados por 10 artesãos provenientes das comunidades do território estratégico do complexo industrial portuário.

“Como empresa pública e seguindo o que consta no nosso Plano Diretor e em sintonia com nossa governança corporativa, objetivamos fortalecer atividades desse tipo para reforçar a retomada cultural em Pernambuco, setor que emprega milhares de pessoas e que foi seriamente afetado pela pandemia”, pontua o diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão.

Durante os 10 dias da 21ª Fenearte (de hoje até o dia 19/12), que acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, seis artesãos (número definido pelo protocolo sanitário para evitar aglomeração) estarão a postos, diariamente, para atender ao público. Todas as normas de prevenção ao novo coronavírus serão rigorosamente acatadas, a fim de proteger comerciantes, equipe de apoio e clientes.

No triplo estande de Suape, os visitantes poderão adquirir peças de qualidade de diversos formatos, além de alimentos processados, a exemplo de geleias, molho de pimenta, temperos e pão recheado. Mandalas, peças em madeira, produtos de beleza produzidos à base de argila medicinal, sabonetes ecológicos, bolsas, peças de cama, mesa e banho, entre outros, vão estar à venda para os visitantes da feira. A responsabilidade sobre os produtos comercializados é dos próprios artesãos.

Localizado na Rua 18, uma das principais da feira e a caminho do setor de artesanato internacional, os três boxes que formam o estande de Suape têm a seguinte numeração: 438, 439 e 440. Os horários de funcionamento da feira são os seguintes: de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h, e sábado e domingo, das 10h às 22h.

Os trabalhos dos artesãos serão mostrados, no decorrer da feira, nas redes sociais da estatal portuária. Dois monitores de vídeo instalados no estande também exibirão para o público um filme sobre o processo de criação de cada um dos artistas, todos residentes em comunidades do Cabo de Santo Agostinho.

Auto natalino

O Baile do Menino Deus, cuja produção será no formato inédito de um telefilme por causa da pandemia, será exibido para todo o Estado e para a Paraíba, pela Rede Globo e pelo Globoplay, no Dia de Natal (25), logo após o Jornal Hoje, com início previsto para as 14h10. Também com acesso gratuito, estará disponível no site www.bailedomeninodeus.com.br, a partir das 20h, no dia 23. Haverá acessibilidade em Libras e autodescrição.

O auto de Natal é uma das tradições do período natalino do Recife e foi exibido no Marco Zero, por muitos anos até 2020, reunindo milhares de pessoas. Ano passado, foi suspenso em consequência da emergência sanitária. O espetáculo também estará disponível na plataforma YouTube.


Oficinas de cinema

A estatal portuária também foi uma das patrocinadoras do Cine PE, festival audiovisual que voltou às edições presenciais no Teatro do Parque, localizado na Boa Vista, no Centro do Recife. Entre os dias 23 a 26 de novembro foram exibidos seis longas e 32 curtas. “Estamos felizes em também apoiar esse evento cinematográfico, um dos mais importante do país. As comunidades do território de Suape serão contempladas com essa parceria. No Cine PE, 40 crianças e adolescentes das comunidades do entorno vão assistir à versão infantil do evento, que acontecerá em março do próximo ano. Eles também participarão de oficinas de cinema documentário, para produção de um filme”, ressalta João Alberto Faria, diretor de Gestão Fundiária e Patrimônio de Suape.

Postar um comentário

0 Comentários