Header Ads Widget

Programa UC Pernambuco inicia trabalhos em mais sete Unidades de Conservação do Estado



O Programa UC Pernambuco, considerado o maior conjunto de estudos ambientais em Unidades de Conservação (UCs) já realizados no Estado, segue a todo vapor. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS/PE) promove, amanhã (quinta-feira - 18) e sexta-feira (19), mais dois webinários de lançamento, que apresentarão as metas de trabalho para sete UCs, localizadas na Região Metropolitana, Zona da Mata Norte e Agreste Setentrional. Os eventos serão transmitidos pelo YouTube, a partir das 10h, no canal da Semas-PE e os formulários para receber um lembrete com o link no dia anterior ao encontro já estão disponíveis: https://forms.gle/QRR214pMjsgoaLHk8 (18/11) e https://forms.gle/skeshH5c1XdAMdZC6 (19/11).

Contratado pela Semas para execução do programa nas UCs, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) ficará responsável pela elaboração de diagnósticos socioambientais e planos de manejo e abordagens sobre conselhos gestores, além da indicação de oportunidades de corredores ecológicos nos sete Refúgio da Vida Silvestre (RVS), distribuídos em dois agrupamentos: Sistema Gurjaú e Mata Norte. O primeiro abriga as Matas do Sistema Gurjaú, Bom Jardim, Engenho Salgadinho, Caraúna e Contra Açude, localizadas nos municípios de Moreno, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes. Já o agrupamento Mata Norte, acolhe as Matas do Siriji e de Água Azul, inseridas nos municípios de São Vicente Férrer, Timbaúba, Vicência e Macaparana. O trabalho conta ainda com a atuação conjunta da Associação Plantas do Nordeste (APNE), que atuará nesses dois agrupamentos.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, os eventos visam informar aos moradores e instituições das áreas do entorno das Unidades de Conservação como o Programa UC Pernambuco será desenvolvido nas localidades. “É fundamental que todos se envolvam, contribuindo para a conservação e o desenvolvimento sustentável dessas importantes áreas verdes do nosso Estado”, completou Bertotti.

Agenda – O programa ainda abrirá nova frente de ação no final do mês. Está prevista a realização, no dia 30 de novembro, do lançamento do UC Pernambuco no Agrupamento Suape, que envolve os Parques Estaduais Mata de Duas Lagoas e Mata do Zumbi, a Área de Relevante Interesse Ecológico Ipojuca/Merepe e a Floresta Urbana Camaçari. As quatro Unidades de Conservação estão localizadas nos municípios do Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho.

Já em dezembro, os trabalhos vão ganhar mais corpo com a realização das oficinas de diagnósticos participativos junto aos atores sociais envolvidos direta ou indiretamente com as unidades de conservação dos agrupamentos Aldeia, Litoral Sul e Litoral Norte, como moradores, pescadores, comerciantes, ambientalistas, agricultores, lideranças comunitárias e entidades representativas. Os encontros servirão para fazer, junto à comunidade local, um levantamento das problemáticas e das potencialidades de cada UC.

PROGRAMA – O Programa UC Pernambuco é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e recebe recursos provenientes da compensação ambiental arrecadados pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), órgão responsável pelo gerenciamento das Unidades de Conservação no Estado. O objetivo é a promoção de soluções integrados no que diz respeito à gestão ambiental de UCs. Ao todo, serão contempladas 47 unidades, distribuídas por 35 municípios, localizadas em áreas dos biomas Caatinga e Mata Atlântica e ecossistemas associados, que estão divididas em agrupamentos para execução do programa.


Serviço:

18/11 – Webinário de Lançamento Programa UC Pernambuco - Agrupamento Mata Norte

19/11 – Webinário de Lançamento Programa UC Pernambuco - Agrupamento Sistema Gurjaú

Hora: a partir das 10h

Local: Canal da SEMAS/PE no YouTube (https://www.youtube.com/semaspernambuco)

Postar um comentário

0 Comentários