Header Ads Widget

Exposição Mestres dos Saberes reúne peças de artesanato produzidas por 160 alunos de escolas públicas de Limoeiro



A exposição “Mestre dos Saberes”, que acontece, a partir deste sábado, 6 de novembro, até o dia 6 de dezembro, reúne peças de artesanato produzidas por 160 alunos de escolas públicas do interior de Pernambuco. A Mostra será realizada no Centro de Criação Galpão das Artes, no Centro de Limoeiro. O local vai abrigar um conjunto de obras artesanais produzidas durante as oito oficinas com mestres e mestras artesãos pernambucanos.

Entre os dias 8 e 12 novembro, a visitação será aberta para os alunos das escolas do município e da região. Já o público em geral pode prestigiar a programação de 16 de novembro a 6 de dezembro, das 9h às 18h, de terça a sexta-feira. Aos sábados, das 9h às 13h. A entrada é gratuita. O uso de máscaras e distanciamento continuam sendo obrigatórios, conforme o protocolo sanitário de enfrentamento à Covid-19.

Todas as peças da exposição foram criadas durante as oficinas do projeto Mestres dos Saberes Artesanato, que aconteceram durante os meses de setembro e outubro, com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura. Na ocasião, mestres de diferentes partes do Estado tiveram a oportunidade de transmitir, de forma prática, todos os conhecimentos sobre a produção de seus trabalhos artesanais para os alunos-aprendizes.

As oficinas foram ministradas pelas mestras Rosélis Alves (Limoeiro – Pinturas em Barro), Cida e Neguinha (Belo Jardim – Barro); e pelos Mestres Zuza (Tracunhaém – Barro), Abias (Igarassu – Madeira), Lourenço (Goiana – Cana-brava), Luiz Benício (Buique – Madeira), Nena (Cabo de Santo Agostinho – Barro), Nado (Olinda – Ocarinas de Barro). A ideia é que o público tenha a oportunidade de conhecer um retrato vigoroso do artesanato local e regional, com peças criadas a partir de madeira, cerâmica, barro, fibras vegetais, entre outros.

A exposição em homenagem aos artesãos destaca tipologias diferentes e recebeu a curadoria do produtor cultural Afonso Oliveira. “O Projeto Mestres dos Saberes vai além do aprendizado do artesanato. Ele possibilita que os jovens se reconheçam no imaginário pernambucano, traduzindo isso para a matéria prima, transformando em arte e afirmando sua cultura perante a sociedade. Os jovens precisam viver a experiência de fazer arte”, destaca.

Para o coordenador do Mestres dos Saberes, o jornalista e produtor cultural Salatiel Cícero, inserir os mestres nos processos educacionais é uma grande conquista do projeto. “Colocar a arte dos mestres do artesanato pernambucano e  dos alunos lado a lado é uma oportunidade de gerar reencontro de saberes e preservação deste legado cultural”, enfatiza.


Programação

Abertura da Exposição – Sábado, 6 de novembro. Horário: 20h.

Visita guiada das escolas – 8 a 12 de novembro. Dias: terça a sexta, das 9h às 17h.

Visitas do público em geral – 16 de novembro a 6 de dezembro. Dias: terça a sexta, das 9h às 17h; sábados, das 9h às 12h.

Serviço

O quê: Exposição “Mestre dos Saberes” reúne peças de artesanato produzidas por 160 alunos de escolas públicas de Limoeiro e 09 mestres e mestras do interior de Pernambuco.

Onde: Centro de Criação Galpão das Artes, Limoeiro.

Horário: 9h às 17h

Classificação: Livre

*Foto Wilker Matos

Via | PML

Postar um comentário

0 Comentários