Header Ads Widget

Painéis elétricos minimizam riscos de data centers ficarem fora do ar



Recentemente, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, dona de diversas redes sociais, teve um problema em seu data center que paralisou por horas os acessos a todos os serviços, causando prejuízos milionários e um caos em diversos lugares.

Data center é o “coração” de um negócio. Seja um hospital, uma empresa de tecnologia ou, na verdade, qualquer empreendimento que opere e necessite de um banco de dados, essa estrutura é vital para o funcionamento desses locais. E mesmo com o advento das “soluções em nuvens”, que nada são do que data centers terceirizados, muitas empresas ainda optam por ter a sua própria estrutura de servidores interna.

E para manter o bom funcionamento dessa estrutura, é fundamental a gestão de energia. Independentemente do tamanho do data center, é preciso que toda a energia que alimenta essa estrutura possa ser controlada e monitorada, evitando possíveis problemas que causam instabilidade ou danos no sistema e que possam colocar em risco a vida dos trabalhadores.

“Antigamente tinha-se a ideia de que um nobreak era suficiente para dar conta de um data center. Porém, com a demanda energética que um sistema desse possa precisar, a melhor solução sem dúvida é a instalação de um painel elétrico”, diz o engenheiro eletricista Fabio Amaral, CEO da Engerey Painéis Elétricos.

Amaral ressalta que o tipo de negócio em si também afeta diretamente os requisitos relacionados aos painéis para data centers. Por exemplo, um hospital que queira dar um upgrade em seu sistema de energia deve colocar geradores de backup para garantir um fornecimento de energia contínuo, independentemente da emergência. Uma pequena empresa provavelmente não exigirá esse nível de segurança de energia, mas, mesmo assim, precisará de uma capacidade de energia otimizada para o negócio ou edifício.

4 motivos para ter um painel elétrico certificado em seu data center:

Segurança: Os painéis certificados para data centers diminuem as chances de avaria, levam segurança à instalação e às pessoas envolvidas, além disso, são de manutenção rápida e possuem maior tempo possível de funcionamento correto. A Engerey, por exemplo, trabalha com a linha Prisma, da Schneider Electric, mundialmente atestados e reconhecidos. Os conjuntos Prisma são construídos de acordo com um projeto elétrico e mecânico padrão, cujo desempenho é assegurado pela certificação obtida nos ensaios de tipo solicitados pela norma ABNT NBR IEC 61439-1.

Manuseio Facilitado: Esses painéis também permitem a continuidade do serviço, já que todas as conexões são acessíveis pela frente do painel elétrico, reduzindo o tempo da intervenção.

Compactação: Muitas vezes, o data center fica em espaços pequenos, o que requer uma otimização na instalação. Os Painéis Prisma são os mais compactos do mercado, com dimensões reduzidas e com fácil e rápido acesso ao interior para termografias e intervenções.

Proteção: Outro ponto importante é que esses equipamentos precisam ser munidos de dispositivos para a proteção dos circuitos elétricos contra sobretensões, sobrecargas e curtos-circuitos, como é o caso dos Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) e os Dispositivos Residuais (DRs).

“Cada projeto demanda algumas especificações particulares. O mais importante é que, ao procurar um painel elétrico para seu data center, o gestor busque sempre por empresas especializadas na montagem de painéis certificados e que conte com profissionais capazes de montar o melhor projeto segundo a demanda necessária”, diz Fábio Amaral.

Postar um comentário

0 Comentários