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Dia da Inovação: conheça serviços e produtos que deram certo na pandemia - e ficarão conosco por muito tempo



Uma discussão que vale um olhar atento é o futuro dos serviços criados especialmente para suprir necessidades durante a pandemia. Explorar novas ideias sempre foi importante para as empresas, mas desde 2020 pensar fora da caixinha se tornou urgente. 

Em 19 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Inovação, como forma de incentivo no desenvolvimento de novos produtos e processos. E é exatamente isso que algumas empresas vêm buscando em suas áreas de atuação: inovar no mercado trazendo mais facilidade em seus serviços e ajudando toda cadeia envolvida. Confira alguns produtos e serviços que foram criados na pandemia e deram tão certo que vão continuar fazendo parte da vida das pessoas no mundo pós-pandêmico.

Mobilidade sustentável e funcional

A mobilidade ativa vem se mostrando cada vez mais necessária para a construção das cidades inteligentes e sustentáveis. Cidades como Nova York e Paris estão com agendas ESG rígidas para diminuição de veículos poluentes e projetos urbanos mais funcionais. A Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, lançou em 2020 o QR Code para liberação das bikes compartilhadas em estações fixas. A inovação foi ao encontro das condutas de higienização impostas pela pandemia, mas também facilitou os passos dos usuários ao retirar e devolver as bicicletas. Outro exemplo é o iFood Pedal, pensado exclusivamente para entregadores que são essenciais para a sociedade e se mostraram ainda mais importantes durante o isolamento social. O projeto garante e-bikes exclusivas, que diminuem o tempo das entregas, o esforço físico e consequentemente permitem que mais entregas sejam realizadas. Essas são apenas algumas das diversas inovações que a empresa proporcionou no último ano com o objetivo de seguir construindo cidades inteligentes e sustentáveis.

Transformação da venda digital de alimentos in natura

Mesmo com o aumento no uso de plataformas onlines para fazer compras dos mais variados produtos, quem nunca ouviu alguém falar "tem coisa que é bom comprar na internet e tem coisa que já não é"? Frutas e verduras são alguns exemplos. Muitas pessoas ainda consideram que comprar esse tipo de alimento por meio online não é uma boa opção. Preferem ir presencialmente apalpar, ver, conferir de perto se está de acordo com o que buscam. Com o objetivo de transformar essa realidade, a shopper.com.br, maior supermercado 100% online do país, lançou a Compra Programada Fresh, que veio para inovar e deixar mais confiável a compra online de frutas, verduras e legumes, além de produtos congelados e refrigerados. A startup, inclusive, foi quem inovou no Brasil no segmento em que atua, ao implantar a compra programada para itens de consumo doméstico. Com a Fresh, o consumidor recebe em casa seus alimentos frescos escolhidos a partir do olhar criterioso de um chef de cozinha, que a shopper.com.br contratou para atuar especificamente para garantir que os alimentos cheguem à casa do cliente com a qualidade esperada. Já no quesito conservação de alimentos, o diferencial da Fresh é que a startup trabalha com 7 diferentes temperaturas, cada uma indicada para determinado grupo de alimentos. A Fresh também se baseia no jeito descomplicado e inteligente de fazer compras de mercado da Shopper, que é a compra programada: o consumidor monta a sua cesta, recebe no dia e horário agendados. O diferencial é que a lista fica salva no site ou app e uma entrega fica automaticamente pré-agendada, de acordo com a frequência selecionada. O consumidor recebe lembretes alguns dias antes das entregas, e tem a possibilidade de alterar a data, se precisar antecipar, adiar ou pular uma entrega. Isso garante eficiência, otimização de tempo e economia pro consumidor. 


Programa de fidelidade para o agronegócio

AgroVantagens é um programa de fidelidade e benefícios do agronegócio brasileiro que torna ainda mais forte e sustentável um dos setores fundamentais da economia. Desenvolvido para tornar o setor mais sustentável, em âmbito econômico, ambiental e social. É responsável pelo Agro฿onus, a primeira moeda digital voltada para o agronegócio. Com cotação vinculada ao PIB do Agronegócio, pode ser utilizado por produtores ou atacadistas, empresas de varejo, entidade e o consumidor final. A tecnologia já está em fase de teste entre mais de 30 mil usuários e com volume de R$ 400 milhões em transações.

Fundadas na pandemia

Site de delivery

Criado em meio ao lockdown que afetou bares e restaurantes em 2020, o Deliway, spin-off de Delivery da startup de cardápio digitais OiMenu, foi crucial para a sobrevivência do negócio e tornou-se um importante pilar para a operação do time - que conseguiu, por meio desse novo serviço, reduzir os impactos da pandemia da Covid-19. Atualmente presente em mais de dez estados, o Deliway oferece aos estabelecimentos a proposta de divulgação por meio de links compartilháveis, o que beneficia o empreendedor ao evitar que haja concorrência entre os estabelecimentos disponíveis e, consequentemente, aumenta o número de vendas de cada restaurante cadastrado na base. 

Segundo Isaac Paes, CEO do Deliway, o serviço surgiu para dar suporte aos fornecedores de alimentos e bebidas que precisam reverter as perdas geradas pela pandemia. “Com o modelo que desenvolvemos, além de ter acesso a toda tecnologia para serviço de delivery, o estabelecimento pode compartilhar o link de um único produto ou de todo o cardápio, podendo ser enviado em qualquer canal de comunicação e quantas vezes for desejado. Também olhamos muito para as necessidades do empreendedor, que foi bastante impactado pela pandemia. Nossa missão é seguir oferecendo a menor taxa de operação do mercado e isenção total dos clientes quanto a taxa de cartão”.

Vendas pela internet

A Lastlink ajuda criadores de conteúdo a venderem e gerenciarem acessos à grupos fechados e canais em redes como Instagram, Telegram e Whatsapp, de forma automatizada e simples. Além dessas redes sociais, a startup também desenvolveu uma área de membros exclusiva para os criadores e infoprodutores, o Lastlink Feed. Ao longo de sua história, a Lastlink já ajudou mais de 2,1 mil pessoas a terem novas formas de receita, com mais de 550 mil membros alcançados e R$ 31 milhões de reais movimentados. 

Criação digital

Já a Vitulo é um estúdio digital de conteúdos, que oferece soluções relacionadas a novas tecnologias de marketing para grandes marcas e agências. Com o uso de Realidade Aumentada (AR), Realidade Virtual (VR) e  Machine Learning, a empresa tem como objetivo engajar e entreter as pessoas por meio de experiências inovadoras. Atualmente, a Vitulo faz parte do seleto grupo da Speaker Ar Partner Network, comunidade global de desenvolvedores de realidade aumentada do Facebook. Para saber mais acesse: www.vitulo.work

Desburocratização contratual

A Flix é a primeira seguradora 100% digital brasileira com foco exclusivo na venda de seguros e assistências residenciais. A insurtech vem acompanhando as mudanças de comportamento do consumidor para proporcionar soluções inovadoras, trazendo o melhor do mercado, sem burocracia ou qualquer tipo de multa contratual. A empresa oferece ofertas entre cobertura financeira e assistenciais, permitindo a personalização do produto de acordo com a necessidade e desejo de cada pessoa. Sua contratação é feita de forma totalmente descomplicada, rápida e prezando pela confiança no cliente, que não precisa enviar documentação para comprovar a localização do imóvel a ser segurado. O modelo de cobrança por assinatura mensal possibilita o cancelamento a qualquer momento. Além disso, a Flix é a única seguradora que disponibiliza aos segurados o uso das assistências contratadas até oito vezes ao mês - sendo duas vezes em cada serviço - sem causar atualizações ou mudanças de preço na mensalidade.

 

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