Header Ads Widget

Boa gestão em saúde promove benefícios para pacientes




Nesta quinta-feira (05), é comemorado o Dia Nacional da Saúde. A data é uma homenagem ao médico e cientista Oswaldo Gonçalves Cruz, por sua preocupação com a saúde pública, educação sanitária e, principalmente, no combate às doenças transmissíveis. Porém, desde o ano passado em que convivemos com a pandemia do novo Coronavírus, que gerou uma das maiores crises sanitárias e humanitárias da história, a data traz ao invés de comemoração, algumas reflexões, como sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para o Brasil, dos nossos profissionais de saúde, e também dos cuidados com a nossa própria saúde.

Com a sobrecarga ainda maior do sistema de saúde, dificuldades sociais, econômicas e políticas em conjunto tornaram a gestão do setor um verdadeiro desafio.  Com uma gestão profissional, os recursos da saúde tendem a ser melhor aproveitados, fazendo com que um maior número de pacientes tenham acesso a serviços de saúde de melhor qualidade. Prover acesso aos doentes, disponibilizar tratamentos e vacinas através de ações de logística e controles de estoque, negociar conflitos e interesses entre diferentes agentes do setor só pode ser alcançada através de uma gestão profissional e, para tal, o profissional de saúde deve ter treinamento e conhecimento em várias áreas da atividade humana. 

“A gestão eficiente pode, e deve, ser implementada em todas as áreas das empresas dos serviços de saúde. Quando pensamos em gestão com o trabalho de altos executivos do setor, focamos apenas na visão estratégica. Entretanto, quando falamos em gestão de uma maneira ampla e geral, também não podemos nos esquecer dos aspectos táticos e operacionais da prestação de serviços de saúde, ou seja, de nada adianta uma estratégia bem feita se a execução das tarefas se dá de maneira ineficiente”, destaca Francisco Vaz, mestre em Neurociências e professor do CEDEPE Business School. A importância do conhecimento em gestão fica evidente quando o profissional reconhece os benefícios que trazem aos pacientes.

“O profissional que tem habilidade em gestão ele é capaz de prover uma visão estratégica assim como uma capacidade operacional e de execução dos serviços de saúde. Em outras palavras, ele tem o potencial de transformar projetos em reais benefícios aos pacientes”, conclui o especialista. Diante dessa importância e com a expansão do mercado, o CEDEPE Business School oferece o MBA em Gestão de Negócios da Saúde, que tem como intuito tratar da gestão destes negócios e apontar modelos de trabalho mais eficientes. Outras informações sobre a especialização podem ser obtidas no site https://www.cedepe.com.br/mba/mba-em-gestao-de-negocios-da-saude/ 

Postar um comentário

0 Comentários