Ultimas Notícias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Elfa recebe Selo Women on Board por diversidade de gênero no Conselho de Administração



A diversidade é um forte estímulo para o crescimento e inovação dos negócios e mesmo que as mulheres ainda estejam presentes em apenas 14% dos Conselhos de Administração, de acordo com pesquisa da empresa global de consultoria organizacional Korn Ferry, o potencial feminino ainda tem muito espaço para conquistar. A Elfa, um dos principais provedores de soluções e serviços de logística em saúde no Brasil, acredita e reforça isso no dia a dia da companhia. A empresa acaba de receber o Selo Women on Board (WOB), que reconhece as companhias que têm pelo menos duas mulheres nos conselhos de administração ou consultivos.

O Women on Board é uma iniciativa independente apoiada pela ONU Mulheres. O Selo tem o objetivo de reconhecer, valorizar e divulgar as companhias que contam com a presença de mulheres em conselhos de administração ou consultivos. Desta forma é possível demonstrar os benefícios da diversidade para a sociedade e para o mundo empresarial, além de ser um fator importante para as companhias que querem se destacar em eficiência, criatividade e responsabilidade social.


Segundo o CEO da Elfa, José Antonio Vieira, “a obtenção do selo WOB é uma demonstração clara do compromisso da Elfa com o tema diversidade, pois acreditamos que grupos diversos tendem a ser mais assertivos e, consequentemente, tomam melhores decisões que impactam positivamente nosso resultado”.


O conselho de administração da empresa é composto por sete membros, sendo que três são mulheres. As conselheiras da Elfa são: Maria Regina Ferreira Navarro, Ana Paula Alves dos Santos e a recém-eleita Lia Ferrua.


“A maior diversidade de membros dos Conselhos é muito positiva, dada sua influência na governança e na cultura das companhias, e deve se manifestar na tomada de decisão dos executivos, especialmente na busca pelas melhores práticas/modelos de negócios, e de uma melhor saúde organizacional, o que pode impactar positivamente o desempenho e a performance financeira da empresa”, ressaltou a conselheira independente da Elfa, Maria Regina Ferreira Navarro.


A presença feminina também se destaca nos cinco comitês de assessoramento do conselho da Elfa, que são compostos por 43% de mulheres, sendo que nos de Auditoria e de Remuneração e Gente, elas são maioria. Já nos cargos de gestão da companhia, 49% das posições são ocupadas por mulheres.


“Uma companhia como o Grupo Elfa, que tem uma estratégia de crescimento agressivo, se beneficia da diversidade, por juntar pessoas que tenham background, experiências e que pensem diferente. Isto propicia um ambiente de estímulo à inovação e à colaboração, uma vez que a diversidade amplia a capacidade de trazer múltiplas perspectivas para enfrentar um problema e, assim, criar soluções melhores”, destacou Navarro.



Conheça as mulheres do conselho de administração da Elfa

Maria Regina Ferreira Navarro é graduada em Ciências Biomédicas pela Universidade de Mogi das Cruzes, com pós-graduações em Administração de Negócios pela FGV e Smith College. Possui ampla experiência profissional, tendo exercido diversos cargos entre eles: Diretora de Negócios Corporativos, Vice Presidente Regional, Conselheira Presidente do Setor de produtos médico-hospitalares e Vice-Presidente Sênior na Johnson & Johnson, acumulando 35 anos de experiência na referida empresa. Navarro também exerceu o cargo de Presidente do Conselho Curador da Fundação Robert Wood Johnson, é membro do Conselho Consultivo da Great Place to Work Brasil e membro de Comissão de Governança Corporativa em Saúde no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Ana Paula Alves dos Santos é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo realizado pós-graduação em Recursos Humanos pela PUC/RJ, MBA Executivo pela UFRJ e curso de especialização em Stanford University. Iniciou sua carreira na Coca Cola. Foi gerente de Recursos Humanos da Liquid Carbonic e da Werner Fábrica de Tecidos. Atuou como Diretora de RH da Schering Plough Pharmaceutical, na Abbott Laboratoiries e no Grupo Marfrig; e Vice-Presidente de Recursos Humanos, Pessoas e Assuntos Corporativos das seguintes empresas: Carrefour; Wal Mart; Vivo. Desde janeiro de 2020, é Diretora de Recursos Humanos do Patria Investimentos.


Lia Ferrua é graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. É atualmente Diretora de M&A do Grupo Elfa. Antes disso, Ferrua trabalhou como Diretora de Private Equity no Patria Investimentos, Diretora Financeira da Vincula e também atuou na equipe de investimentos de Private Equity do Patria e como membro da equipe de M&A da DASA (Diagnósticos da América S/A). Antes de ingressar no Patria, em 2004, trabalhou no Macquarie Bank e na Natura, uma das maiores empresas brasileiras de cosméticos.

Sobre a Elfa

Com mais de 30 anos de experiência no mercado de saúde nacional, a Elfa é um dos principais provedores de soluções e serviços de saúde no Brasil, sendo referência como parceiro na cadeia de valor do mercado hospitalar através da prestação de serviços de alto valor agregado e distribuição de medicamentos de alta complexidade e materiais médico hospitalares. É controlada por fundos do Patria Investimentos, um dos mais relevantes fundos de ‘private equity’ do país.


A empresa figura na 32ª posição no ranking nacional geral Great Place to Work (GPTW – Melhores Empresas para Trabalhar). Além disso, foi reconhecida com o prêmio ABRH de Desenvolvimento Humano, no ranking Valor 1000, do Jornal Valor Econômico, e no ranking ‘Melhores e Maiores’ da Revista Exame.

 

Postar um comentário

0 Comentários