Header Ads Widget

Maratona digital 24 horas pelo Glaucoma acontece neste sábado (22)




Estima-se que de 1 a 2% da população mundial convive com glaucoma. E as projeções da Associação Internacional de Prevenção Cegueira (The International Agency for the Prevention of Blindness – IAPB) indicam que o total de pacientes com glaucoma em todo o mundo chegará a 111,8 milhões, em 2040. Diante deste cenário, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) promovem, ao longo deste mês, uma campanha nacional sobre o tema com foco na população.

Em Pernambuco, o oftalmologista Roberto Galvão Filho, vice-presidente da SBG e chefe do departamento de Glaucoma do Instituto de Olhos do Recife (IOR) participa da iniciativa, cujo ponto alto é uma maratona nas redes sociais, neste sábado (22). “Nosso objetivo é ampliarmos o conhecimento sobre o glaucoma, incentivarmos o diagnóstico precoce e garantirmos o acesso ao tratamento adequado, uma vez que a doença é a principal causa de cegueira irreversível em todo o mundo”, explica do doutor Galvão Filho.

O projeto 24 horas pelo glaucoma é uma plataforma digital, que concentrará neste sábado (22) uma série de produtos e serviços com conteúdo relevante para pacientes e familiares, profissionais da saúde, médicos e gestores públicos e privados. O evento, que conta com o apoio de várias entidades médicas e da sociedade civil, bem como de nomes de peso, como o ator Tony Ramos, o apresentador Danilo Gentili e o cantor Renato Teixeira, entre outras personalidades, acontece quatro dias antes da celebração do Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, no próximo dia 26.

O 24 horas pelo Glaucoma é ancorado no canal do CBO no Youtube. Entrevistas, reportagens, debates, depoimentos e dicas para o cidadão sustentarão a programação que, após, ficará disponível na mesma plataforma. Além disso, o projeto prevê a oferta de salas de teleorientação para pacientes e interessados no tema, que poderão se inscrever e ter uma sessão de aconselhamento online com especialistas, onde poderão ser esclarecidas dúvidas sobre sintomas, formas de prevenção e tratamentos. 

Para saber mais sobre a iniciativa do CBO e da SBG, os interessados podem acessar o site do projeto (https://www.24hpeloglaucoma.com.br/). Nesta página, ficarão disponíveis a programação do evento, a lista dos participantes, uma sessão de perguntas e respostas sobre o tema e vídeos com depoimentos de médicos especialistas comentando dúvidas recorrentes da população. Celebridades também deixaram recados para o público, com alertas sobre essa doença silenciosa que, sem tratamento, pode evoluir para a perda parcial ou total da visão. 

Além desse empenho individual, grandes instituições nacionais, como o Senado, a Câmara dos Deputados, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais da Saúde e o Conselho Nacional dos Secretários Municipais da Saúde e o Ministério da Saúde empenharam apoio e estarão participando das atividades. Vários deles decidiram iluminar suas sedes na cor verde, durante o mês de maio, para chamar a atenção para o problema. 

O que é glaucoma? – O presidente do CBO, José Beniz Neto, explica que o glaucoma é uma doença que provoca a atrofia do nervo óptico –responsável por conectar o olho ao cérebro –, interrompendo, assim, a transmissão dos sinais entre esses dois órgãos e levando à cegueira. No geral, a doença ocorre devido ao aumento da pressão intraocular, um processo lento, que pode progredir durante anos, até o aparecimento dos primeiros sintomas.

 “O tipo mais comum é o glaucoma primário, que tende a surgir durante o processo de envelhecimento do corpo humano, especialmente a partir dos 40 anos de idade. Há estudos que apontam uma prevalência de 10% na população com mais de 80 anos. Outro tipo também verificado com frequência é o glaucoma secundário, que está relacionado a doenças preexistentes, como o diabetes, e ao uso prolongado de certos medicamentos, como corticosteroides”, explica. 

De acordo com a publicação “Condições de Saúde Ocular 2019”, elaborada pelo CBO, de 2% a 3% da população brasileira acima de 40 anos possui a doença. O número representa aproximadamente 1,5 milhão de pessoas.


Serviço:

Dr. Roberto Galvão Filho

Chefe do Departamento de Glaucoma do Instituto de Olhos do Recife – IOR
Vice-presidente Sociedade Brasileira de Glaucoma - SBG

 

Postar um comentário

0 Comentários