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De ponto em ponto, a equação da Stix soma consumidores e varejistas e promove uma experiência única de recompensa




Lançada em outubro de 2020 no mercado brasileiro, a Stix chega com a missão de oferecer uma nova plataforma de recompensas aos consumidores e grandes marcas. A loyal tech foi criada pelo grupos GPA e RaiaDrogasil, contando ainda com os programas de fidelidade dos hipermercados Pão de Açúcar e Extra e as farmácias Droga Raia, e Drogasil. Nascendo digital, mas conectada às lojas físicas e refletindo o conceito omnichannel, a plataforma se torna um cupom para os varejistas, criando valor para parceiros por meio da fidelização e transformando a experiência dos consumidores por meio da recompensa.

Já são 1,5 milhão de clientes cadastrados que usufruem dos pontos acumulados. Para Alexandre Rodrigues, diretor Comercial e Marketing da Stix, a empresa foi construída em princípios básicos de fidelização, mas que refletem as necessidades dos clientes e dos varejistas. “Alcançar esse volume de consumidores reflete nossas boas escolhas em tecnologia e também nossa estratégia. Nosso diferencial está no modo como nos relacionamos com os consumidores e empresas. Essa nossa fórmula de fazer negócio reflete nossa confiança em anos de experiência das líderes do varejo do país, assim como atender os consumidores com a recompensa que eles precisam”, conta. De acordo com ele, a Stix está amparada nos seguintes pilares exclusivos: a data fixa para expiração dos pontos, transferência de pontos para familiares e amigos e o valor do ponto é transparente para os clientes. Além disso, a plataforma é integrada aos programas de fidelidade dos varejistas.

O negócio, pensado estrategicamente para atender tanto o B2B quanto o B2C, foi apoiado com inovações robustas que permitem escalabilidade e agregam segurança às transações. A necessidade de soluções que fizessem a gestão dessa carteira única de pontos e dessem suporte aos clientes foi percebida e atendida com o Oracle Commerce e o Oracle Cloud Infrastructure (OCI). Com o ambiente em nuvem, a Stix pode ter conformidade em seus processos, garantindo agilidade nas vendas. Já o Commerce atua diretamente no marketplace de resgate, criando experiências de marca projetadas para gerar fidelização dos varejistas.

Para Alexandre Maioral, vice-presidente de Aplicativos da Oracle do Brasil, a estratégia das soluções é alavancar negócios já consolidados e também os que surgem. “O mercado está inovando a todo tempo, desenhando novas opções para atender o consumidor de forma personalizada. Por isso, o OCI e o Oracle Commerce são suportes para as marcas consolidadas, assim como os novos negócios, permitindo escalabilidade e segurança em todas as transações”, explica.

Crescimento em ascensão

Durante o período de pico gerado pela Black Friday, a Stix observou que a curva de resgates teve uma elevação. O objetivo agora é que mais clientes sejam cadastrados, gerando mais pontos para os varejistas. “Tivemos um lançamento de sucesso e nossa parceria com as marcas está gerando resultados, já que os varejistas ajudaram em campanhas de cadastro. Neste momento estamos desenhando novas conquistas com mais clientes usando nossa plataforma”, concluiu Alexandre.

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