Header Ads Widget

Windows 10 | Microsoft finalmente revela novo visual do menu Iniciar


Depois de diversos rumores, a Microsoft finalmente revelou, de forma oficial, qual será o novo visual do menu Iniciar do Windows 10, o qual a empresa vem aplicando um trabalho de revitalização — voltado ao chamado Fluent Design — desde o ano passado, quando ela começou a alterar desenhos dos ícones de seus programas mais comuns. Segundo o podcast oficial da companhia, o novo menu Iniciar terá um visual menos caótico no que tange à apresentação de suas cores. Atualmente, essa parte tão importante do Windows 10 destoa completamente do restante da tela, apresentando-se em um fundo escuro e com ícones bastante coloridos, similar ao que se via, por exemplo, no finado Windows Mobile, que usava os Live Tiles em cascata para a sua exibição. 

No novo visual, o Windows 10 deve mostrar o menu Iniciar de forma mais sinérgica, apostando em ícones de coloração similar, em um fundo mais claro. Um exemplo do “antes e depois” pode ser visto na imagem que ilustra está matéria. Uma das principais mudanças do novo design justamente nos Live Tiles, os ícones dinâmicos que exibem, por exemplo, informações meteorológicas da sua cidade ou quando há novos e-mails na sua caixa de entrada. Ao que tudo indica, a Microsoft deve dar fim à função no desktop. O motivo para isso é simples: embora a função seja bem útil em smartphones, que possuem tamanho de exibição limitado pela tela, no desktop ela fazia com que apps e descrições ficassem “encavaladas”, atrapalhando a visão. Como boa parte dos aplicativos dedicados ao Windows no desktop já não faz mais uso desse recurso, há boatos de que a Microsoft estaria pronta para adotar uma exibição estática no menu Iniciar. 

 A empresa não falou sobre isso expressamente no podcast, mas o novo visual mostrado acima parece apontar para isso. O que ela efetivamente falou, porém, é que os Live Tiles não serão descontinuados de vez: “aqueles que gostam da praticidade dos Live Tiles continuarão capazes de aproveitá-la se assim desejarem”, disse a empresa, sem oferecer mais detalhes. Apesar das recentes mudanças aplicadas na iconografia de seus principais programas — notavelmente o Office —, a Microsoft ainda não se comprometeu com uma data definitiva para a aplicação do Fluent Design no menu Iniciar. O que se pode especular, porém, é que já seja tarde demais para fazê-la na próxima grande atualização do Windows 10, intitulada “20H1”.

Canaltech

https://canaltech.com.br/windows/windows-10-microsoft-finalmente-revela-novo-visual-do-menu-iniciar-161328/

Postar um comentário

0 Comentários