Header Ads Widget

Ubuntu Linux ganha do Windows 10 em testes com notebook barato baseado em AMD


A batalha entre o Windows e sistemas operacionais baseados em Linux dura décadas, e o site Phoronix acaba de adicionar mais um capítulo nessa rinha histórica dos computadores. A publicação resolveu testar os dois sistemas em um notebook de apenas US$ 199 e descobriu que a distribuição Ubuntu se sai melhor no PC de baixo custo em relação ao sistema operacional da Microsoft. O produto que foi utilizado como cobaia do experimento foi o desconhecido notebook Motile M141, que é comercializado lá fora por valores que ficam na casa dos R$ 850, em conversão direta para a nossa moeda. 

O dispositivo vem equipado com 4 GB de memória RAM, 120 GB de armazenamento em SSD e tela de 14'' com resolução Full HD. Já o processador é o chip de entrada Ryzen 3 3200U, componente feito pela AMD com 2,6 GHz de frequência e que alcança até 3,5 GHz em modo boost. Os testes no notebook utilizaram a versão mais recente do Windows 10 e a distribuição Ubuntu 20.04. Apesar de o sistema da Microsoft ter vindo pré-instalado no computador, o site descobriu que o SO baseado em Linux é cerca de 15% mais rápido que o concorrente e consegue vencê-lo em vários cenários. Dentre os 63 benchmarks realizados pelo site, o Ubuntu 10.04 bateu o sistema operacional da Microsoft 38 vezes. As vitórias do Linux incluem cargas de trabalho como renderização Java, desenvolvimento web/Lamp e Python 3, além de certos testes de desempenho com navegadores como Google Chrome. 

Enquanto os testes realizados pelo Phoronix foram feitos em apenas um notebook completamente desconhecido e distante do mercado brasileiro, os benchmarks dão uma ideia de como os chips Ryzen de entrada estão se saindo no mundo do código aberto. Vale ressaltar, inclusive, que o Linux possui distribuições que são mais simples e voltadas para computadores de baixo desempenho, como é o caso do Endless OS, que aparece em certos dispositivos no Brasil. Por outro lado, o Ubuntu é uma solução mais próxima do Windows 10, o que torna a vitória mais interessante para os entusiastas do código aberto.

Adrenaline

https://adrenaline.com.br/noticias/v/62626/ubuntu-linux-ganha-do-windows-10-em-testes-com-notebook-barato-baseado-em-amd

Postar um comentário

0 Comentários