Programa iniciado em 2018, o Celular Legal poderá ter seu prazo para bloqueio de aparelhos piratas reduzido. Atualmente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem como limite 75 dias após a notificação entregue ao usuário por SMS. A intenção do órgão é diminuir o tempo para algo entre 15 e 30 dias. Para o coordenador do projeto, João Alexandre Zanon, o período em vigência ficou conservador, uma vez que o número de dispositivos ilegais identificados foi menor do que o esperado.
A Anatel define como celular pirata aquele que não possui IMEI cadastrado no banco de dados da associação global de operadoras móveis (GSMA). Isso significa que os smartphones importados não violam as regras do Celular Legal – desde que sejam certificados em seus respectivos países de origem. Para saber a situação do seu aparelho, você pode consultar o número IMEI na caixa do produto e comparar com o que aparece ao discar *#06# no app de ligações.
Caso sejam distintos, é provável que o dispositivo tenha alguma regularidade. A agencia disponibiliza um site dedicado para consultar a situação do IMEI do seu smartphone, o qual você pode acessar neste link. Até o término de 2019, aproximadamente 1,355 milhão de portáteis foram bloqueados – o equivalente a 0,6% de todos os 228 milhões de aparelhos ativos no Brasil.
Tudo Celular
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.