Propaganda

Últimas Notícias

Ovos brancos e ovos castanhos: Sabe quais são as diferenças?


Embora possa achar que a cor da casca de ovo diz muito sobre o que há dentro daquele alimento, na verdade o seu tom apenas revela uma simples informação (e não assim tão importante): a raça da galinha que a colocou, de acordo com a nutricionista norte-americana Bonnie Taub-Dix, autora do livro ‘Read It Before You Eat It’ (‘Leia Antes de Comer’) e do site Better Than Dieting. As galinhas Legorne produzem ovos brancos, enquanto que as galinhas Orpington produzem ovos castanhos, de acordo com a Michigan State University, nos Estados Unidos. 

Enquanto isso, outras galinhas produzem ovo ainda mais coloridos. As galinhas Ameraucana deitam ovos azuis, enquanto Olive Eggers são as ‘mães’ de ovos com uma tonalidade verde azeitona. Leia Também: Comer ovo antes de ir dormir? Conheça todos os benefícios surpreendentes Embora todos os ovos sejam inicialmente brancos, galinhas diferentes tingem as cascas com pigmentos variados antes de as libertar, daí tantas opções de ovos nas prateleiras dos supermercados. 

Ovos castanhos não são necessariamente melhores para a saúde: “Como o castanho parece mais ‘natural’, muitas vezes dá a impressão que estes ovos são mais saudáveis”, diz Taub-Dix. “Mas isso não é verdade.” Lembre-se: a cor da casca de um ovo não tem nada a ver com a sua qualidade nutricional. “Todos costumam ser boas fontes de vitaminas D e B12 e proteína de alta qualidade”, aponta a profissional. Como muitos outros produtos, os ovos castanhos são simplesmente comercializados para como ‘mais saudáveis’ e mais naturais. 

“Em última análise, a qualidade resume-se ao tipo de ambiente em que a galinha vive”, explica. Crie dois tipos diferentes de galinhas nas mesmas condições e com o mesmo alimento e, embora os seus ovos pareçam diferentes, oferecerão uma nutrição semelhante. Ainda assim, em alguns casos, alterações na cor da casca de um ovo de uma determinada galinha podem indicar defeitos ou problemas, segundo a North Carolina State University (EUA). Se os ovos geralmente brancos de uma galinha começarem a ficar levemente amarelados, por exemplo, é sinal de que a ave está ansiosa. No entanto, embora esses problemas possam afetar a qualidade, não tornarão um ovo castanho completamente branco ou vice-versa. 

A cor do ovo também não muda o sabor: Assim como a cor da casca não afeta o valor nutricional do conteúdo, esta também não interfere no sabor. De facto, por décadas, os investigadores identificaram a dieta de uma galinha como a maior influência no sabor dos seus ovos. A quantidade de gordura que uma galinha come, por exemplo, tem um impacto notável. A frescura de um ovo – e como o alimento é armazenado – também pode afetar o seu gosto. Também de acordo com a North Carolina State University, os ovos armazenados perto de alimentos com cheiros fortes (como no frigorífico) geralmente absorvem parte do seu sabor.

App Google Notícias / Notícias Minuto

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.