Header Ads Widget

Marcus Vinícius de Albuquerque é o jornalista mais jovem do Brasil a possuir registro profissional.



Em pesquisa chefiada pela reportagem da Rádio Princesa do Capibaribe junto a outros órgãos de pesquisa, foi notado na manhã desta Quinta - Feira (29/08) o resultado de uma pesquisa de longa data que estava sendo realizada desde o mês de abril do corrente ano. 

A pesquisa teria o objetivo de congratular se o jovem Marcus Vinícius de Albuquerque seria o jornalista mais jovem do Brasil a ser registrado no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 

No mês de Julho após diversas pesquisas e contatos, foi emancipado que Marcus Vinícius é o jornalista mais jovem do Estado de Pernambuco a possuir DRT. 

Ao findar as investigações e colocações, foi entendido que Marcus Vinícius De Albuquerque é de fato e de direito, o jornalista mais jovem do Brasil, portando o Registro Profissional da categoria. 

Sem recorrer ao Sindicato da categoria, o jovem de apenas 15 anos estudou a legislação brasileira e com garra e entusiasmo conseguiu dar entrada no Ministério do Trabalho e Emprego com o pedido de deferimento da DRT. Seu pedido foi analisado e após 10 dias o MTE respondeu com um parecer positivo sobre a questão, decidindo assim outorgar o DRT ao Jovem Marcus Vinícius de Albuquerque. 

_*BIOGRAFIA*_
Marcus Vinícius de Albuquerque nasceu na cidade de Limoeiro no interior do agreste Setentrional de Pernambuco. Filho de Valdemar de Albuquerque e Maria Sílvia, desde os 11 anos de idade caminha em meio às ondas radiofônicas e televisivas.

Quando completou 12 anos, aconteceu um fato que marcaria o início da carreira do jovem no rádio. Tudo aconteceu depois que Dom Severino Batista de França, bispo emérito da Diocese de Nazaré, renunciou ao cargo de episcopado por motivos de saúde. Marcus muito engajado na igreja tomou a iniciativa de gravar uma matéria de um minuto contando os motivos da renúncia do bispo. O áudio agradou ao âncora do programa Jornal do Meio Dia em uma emissora de rádio famosa em seu município. Daí em diante Marcus passou a gravar matérias em áudio todos os dias para o Radialista e assim começou sua carreira através dos microfones de rádio.

Mais tarde em 2017, foi convidado por um Irmão da Ordem Terceira do Carmo, para apresentar um programa religioso em uma emissora de rádio comunitária da cidade. Após o término do programa Marcus foi esperto e esperou o dono da emissora chegar e assim acontecendo ele disse ao Diretor Geral que a rádio precisava de um conteúdo jornalístico. O diretor pensou na ideia e juntos eles criaram um roteiro para o Primeiro Programa Jornalístico apresentado por um garoto de 14 anos em toda a história de Limoeiro. Foi um marco histórico na Radiofusão Limoeirense, pois em nenhuma outra era se ouviu falar na apresentação de um programa jornalístico com responsabilidade guiado por um jovem de 14 anos naquela região.

Em 2018, Marcus precisou sair de sua cidade para residir em Feira de Santana  na Bahia, e lá iniciou os estudos para tornar-se padre, porém esta ideia não deu muito certo e em 19 de dezembro do mesmo ano Marcus retornou à sua cidade natal, a tão amada Limoeiro de Nossa Senhora da Apresentação. Assim que retornou da Bahia, assumiu o Plantão Notícias em um horário nobre na emissora que o acolheu em novembro de 2017, apresentando assim a primeira edição do programa em 19 de janeiro de 2019.

Já com uma caminhada de alguns anos de rádio e muito competente no que faz, no início do ano de 2019 ele decidiu emitir o registro profissional de Jornalista (DRT) que deu muito certo para a vida e carreira do Jovem Marcus que veio apoiar ainda mais os ideais do Jovem que com apenas 15 anos apresenta programa de rádio, faz reportagens em vídeo, escreve perfeitamente e tem uma comunicação invejável.

Para conseguir o registro, Marcus levou ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) diversas provas e evidências que ele estivesse apto a exercer a profissão de jornalista com apenas 15 anos. Foi tudo analisado e em 08 de março, o pedido do jovem foi atendido e a partir desta data a cidade de Limoeiro, recebeu o presente de ter o Jornalista e Comunicador mais jovem do Estado de Pernambuco. Em reconhecimento a este título a Câmara Municipal da cidade homenageou o garoto prodígio com uma menção de aplausos em 27 de julho de 2019.

Postar um comentário

0 Comentários