Propaganda

Últimas Notícias

Dr. Silvino Duarte, Dermatologista da UPAE Garanhuns, alerta para as doenças de pele mais comuns



A dermatologia é uma das especialidades mais procuradas na UPAE Garanhuns. Oferecendo cinco médicos especialistas, Dra. Sandra Kelm, Dra. Grace Kelly, Dra. Danyelly Barros, Dialla dos Santos e Dr. Silvino Duarte, a unidade atende diariamente pacientes dos 21 municípios da regional de saúde. Oferece ainda vários exames e em alguns casos, até cirurgias de baixa complexidade.

Dr. Silvino Duarte, um dos mais antigos na casa, afirma que os pacientes da UPAE Garanhuns são, geralmente, pessoas simples, que por vezes até demoraram um pouco para buscar tratamento, mas a grande maioria consegue resolução com medicamentos, tratamentos e até pequenos procedimentos cirúrgicos. "Vimos com frequência algumas doenças causadas pelo excesso de sol (inclusive câncer de pele), por bactérias, algumas pelo uso de produtos nocivos à saúde da pele, e outras que são pela própria genética." - Afirma o médico.

Confira quais são as doenças de pele que mais chegam ao ambulatório da UPAE Garanhuns, segundo Dr. Silvino Duarte:

Piodermites: Infecções na pele causada por bactérias. Estas lesões formam crostas/bolhas. As mais comuns são furúnculos, folicutes, erisipela, impetigo... Contudo, há casos mais sérios de piodermites.

Manchas causadas pelos raios solares: Nesta época do ano de muito sol, as pessoas que costumam não se prevenirem podem acabar vendo manchas na pele a exemplo de cloasmas, ceratoses actínicas, etc. E em grau mais avançado, até câncer de pele.

Dermatite de Contato: Reação inflamatória que ocorre na pele devido à exposição a um componente que causa irritação ou alergia. Tem paciente que passa de tudo na pele, ou pode ser também uma reação a algum componente de fórmulas. Pode provocar erupção cutânea, prurido, vermelhidão e descamação, mas não é contagiosa nem oferece risco de vida. 

Dermatite Atópica:  Um dos tipos mais comuns de alergia cutânea caracterizada por eczema atópico. É uma doença genética, crônica e que apresenta pele seca, erupções que coçam e crostas. Seu surgimento é mais comum nas dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos. Não é uma doença contagiosa. Podem-se tocar as lesões à vontade que não há nenhum risco de transmissão. A dermatite atópica pode também vir acompanhada de asma ou rinite alérgica, porém, com manifestação clínica variável. 

Psoríase: Doença inflamatória da pele, crônica, não contagiosa, com vários genes envolvidos, com incidência genética em cerca de 30% dos casos. Caracteriza-se por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas, que aparecem, em geral, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. O tratamento pode ajudar, mas essa doença não tem cura.

Dermatomicoses: Infecções por fungos, embora em regra geral não sejam graves, são muito incômodas. Trata-se de um desequilíbrio imunológico no corpo em relação aos fungos, habitantes normais da pele. Geralmente causam vermelhidão na região afetada, prurido intenso (coceira), dor, fissuras e rachaduras na pele.

Alopécia: Doença caracterizada pela repentina perda de cabelos do couro cabeludo ou de qualquer outra região do corpo. Existem vários tipos de alopécia, com causas diferentes e que requerem tratamentos específicos, a depender do tipo.

As pessoas, em qualquer situação que considere anormal em seu corpo, ou se tiverem históricos na família, devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. Caso o clínico entenda a necessidade de consultas com especialistas, fará o encaminhamento, através da rede de Regulação Regional.

Cuide-se bem, e visite regularmente o Posto de Saúde.

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.