Header Ads Widget

Quando sei que é hora de substituir as palhetas do meu para-brisas?



Um carro é composto por diferentes sistemas e peças fundamentais para o seu funcionamento. Algumas falhas fazem com que o veículo nem possa dar a partida, mas algumas outras podem influenciar diretamente na condição de trafegar com o automóvel. O importante é saber que todas as peças do carro têm a sua devida importância e, por esse motivo, tudo deve estar em bom estado de uso sempre que você for ligar as chaves e sair dirigindo o seu automóvel. Muitas pessoas já podem ter vivido a experiência de parar na estrada porque não enxergava nada.

E por que isso muitas vezes acontece? Simplesmente porque o limpador de para-brisas não está funcionado ou então, a borracha secou e não tem aderência para retirar a água da chuva do vidro. Com certeza, fica impossível enxergar, não é mesmo? Para te ajudar a passar bem longe de uma situação dessas, separamos algumas dicas de manutenção do carro que são infalíveis para que você não perca a visibilidade na hora de dirigir em condições adversas. Está preparado? Então continue acompanhando este post!

1. Entenda a função do limpador de para-brisas: Esse conceito parece básico e até mesmo óbvio para muitos motoristas, mas sempre é bom reforçar. O limpador de para-brisas é um dispositivo mecânico, que tem como função principal manter transparente e limpo os vidros dianteiro e traseiro do seu carro. Com as palhetas de borracha que são acopladas no braço mecânico, o acúmulo de água da chuva é removido do vidro, aumentando a visibilidade do condutor. Ok, estão de acordo com o que é o para-brisas certo? Se é um dispositivo, significa que precisamos estar atento se ele está funcionando ou pode ter queimado. Fique de olho sempre!

2. Funcionamento e durabilidade das palhetas: A palheta é um item de segurança do seu veículo, por isso precisa de constantes verificação. Via de regra, a durabilidade dessa peça é de 1 ano. Mas dependendo da utilização, em condições com maior adversidade, por exemplo, essa vida útil reduz para 6 meses. Essa peça é fabricada em borracha, por isso é maleável e se adapta ao vidro dos carros. Ela não pode estar ressecada ou quebradiça, já que dessa maneira não irá funcionar da forma correta.

Fique atento, o sol é o maior inimigo desse item, já que a borracha sofre com a elevação de temperatura, se expandindo e contraindo quando esfria. Como a palheta passa a maior parte do tempo parada e em contato com o para-brisas, ela absorve muito calor nos dias de sol. Isso também contribui para a diminuição da vida útil da peça. Você precisa estar atento às condições da borracha. O ideal é que a cada três meses você verifique se o componente está ressecado ou quebradiço. Em caso danos na peça, o ideal é fazer a substituição imediata.

3. Confira algumas dicas para conservar as palhetas: Imagine você num Ecosport que ficou parado na estrada por uma forte chuva e as palhetas não removiam a água do para-brisas? Espero que você não tenha passado por essa situação, é um pouco angustiante, já que você não consegue enxergar nada a sua frente. Nem sempre o motorista toma os devidos cuidados com a palheta e, por esse motivo, elas podem não funcionar na hora em que mais são necessárias. É claro que em dias de sol, salvo exceções, você nem lembra da existência do limpador de para-brisas. Mas se a chuva cai, você se arrepende pela falta de cuidados. Por isso, são 2 as dicas fundamentais para você aumentar a vida útil desse item tão importante:

    • Se o veículo fica estacionado muitas horas na rua ou a garagem não é coberta, o para-brisas e as palhetas são atingidas pelas intemperes climáticas. Por isso, mantenha o braço do limpador erguido, assim a borracha irá absorver menos calor, diminuindo o ressecamento.

    • Nunca utilize o limpador de para-brisas sem água. Evite passar a palheta no vidro seco, isso evita que você rompa a borracha da palheta. A água é essencial para manter o material das palhetas hidratado e diminui o atrito de contato.

4. Dicas na hora da troca da palheta: Vencida a vida útil da peça, é hora de fazer a troca desse item tão importante. O importante é primeiro buscar as especificações quanto ao tamanho e modelo da palheta, já que elas variam de acordo com as montadoras e as versões dos veículos. Procure utilizar palhetas com material de alta qualidade, além de evitar riscos no vidro do seu carro, elas possuem uma vida útil mais longa. Procure uma loja especializada em peças automotivas para escolher o modelo mais adequado para o seu automóvel. Na hora da troca, é preciso ter atenção aos detalhes. Quando você retira a palheta usada, o braço metálico do limpador de para-brisas ficará em contato direto com o vidro. Para evitar riscos ou até mesmo a quebra, coloque um pano debaixo da peça para evitar danos.

Depois de realizar a troca, faça um teste para ver se está funcionando de forma correta. Se as presilhas estão devidamente fechadas e se a borracha está removendo a água do vidro, sem ficar manchas ou grandes concentrações de líquido. É muito importante que você tenha o devido cuidado tanto com os itens de segurança, quanto com o vidro do seu carro. Faça uma limpeza periódica ou sempre que tiver contato com sujeira que possa ficar grudada no para-brisas e vidro traseiro. Tudo que possa dificultar a visibilidade do motorista precisa ser eliminado.

Que tal, gostou deste post com algumas dicas importantes para manter as palhetas do carro em bom estado de funcionamento? Então aproveite a visita em nosso blog e compartilhe esse artigo com os seus amigos por meio das suas redes sociais! É sempre importante conhecer dicas para ajudar na manutenção do veículo.
Créditos da imagem: Pixabay.com.br

Postar um comentário

0 Comentários