Propaganda

Últimas Notícias

Ilusão de ótica. Quantos rostos estão nesta árvore?



Esta imagem acima é uma ilusão de ótica que está correndo pela Internet e que está colocando muitos internautas em alvoroço: primeiro, porque não se sabe quantos rostos há realmente. E depois porque ninguém sabe quem a criou. Quando se deita num descampado e põe os olhos num céu com nuvens é natural que encontre elefantes e bebés nos seus formatos. Encontrar formas pouco previsíveis no meio das nuvens é divertido, mas comum e portanto raramente impressionante. Já esta imagem foge a todas as regras: em vez de uma nuvem como protagonista tem uma árvore. 

E o ilustrador foi mais longe e desenhou rostos entre os galhos. Mas há um problema: quantos rostos consegue encontrar? Embora não se saiba ao certo a origem desta imagem, o Independent escreve que os internautas têm escrito que a ilusão de um ótica pertence a um artista de 1880 que trabalhava para a Harper’s Illustrated. E supostamente mostra líderes de vários países cujos rostos estão desenhados por entre os ramos da árvore: o objetivo era adivinhar que países estariam retratados. Outros creem que a imagem se refere à Índia porque conseguem identificar Gandhi num dos rostos.

Outros – os que não acreditam que a imagem nos tenha chegado do século XIX – conseguem ver Mikhael Gorbachev e Margaret Thatcher na ilusão. Isto tudo porque, explicam os psicólogos ao El País, o cérebro humano tem tendência para identificar rostos com celeridade em qualquer contexto. A quantidade de rostos é que está a atrapalhar os utilizadores das redes sociais. É que uns conseguem identificar dez no máximo, enquanto outros conseguem encontrar doze, como explica a imagem abaixo. Qual é o seu caso?

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.