Header Ads Widget

Câmara de Limoeiro discute mudança na data da emancipação política da cidade


Na manhã desta segunda-feira (10), a Câmara de Vereadores de Limoeiro realizou uma Audiência Pública para debater e rever a data da emancipação política da cidade. A proposta inicial foi do vereador Marcos Sergio, o qual renunciou a autoria o projeto passou a ser apresentado de forma coletiva. Foram convidados membros do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Limoeiro, Sivaldo Venerando, Dr Barbosa e Professora Inês Duarte. Atualmente a cidade comemora seu aniversário no dia 6 de abril. Porém em 27 de julho de 1811, Limoeiro ganhou autonomia, juntamente com os municípios de Vitória de Santo Antão, Paudalho e Cabo de Santo Agostinho, por determinação do príncipe-regente D. João. 

Foi nessa data que Limoeiro se emancipou de Igarassu. Lembrando que as outras três cidades já reconhecem essa data como a emancipadora, só faltando Limoeiro. HISTÓRIA: 82 anos depois, em 1893, com o Brasil sendo uma república, foi que chegou no dia 06 de abril o primeiro prefeito, Comendador Pestana. Os documentos provam. Outra prova reside no fato que Bom Jardim (148 anos) e Taquaritinga do Norte (131 anos), fizeram parte de Limoeiro, portanto, não tem como Limoeiro ter apenas 125 anos, sendo esses dois municípios citados mais velhos do que o município que os originou.

Limoeiro, porém, segue na contramão de Caruaru e de muitos outros municípios, marcando o feriado na data da posse do primeiro prefeito, e a outra data que realmente se emancipou, passa esquecida em branco.O próximo passo é ampliar o debate com a sociedade no mês de janeiro, para em seguida possa ser apresentado o projeto na Câmara reconhecendo a data correta, 27 DE JULHO DE 1811. Informação da assessoria.

Blog Elielson

https://www.blogdoelielson.com.br/2018/12/camara-de-limoeiro-discute-mudanca-na-data-da-emancipacao-politica-da-cidade/

Postar um comentário

0 Comentários