Header Ads Widget

Leitor do Coisas da Vida denuncia a desativação da estação de tratamento de água na cidade de Orobó



Aqui no Coisas da Vida temos duas sessões dedicada aos leitores (Você Aqui e Qual Problema) e nelas eles expõem suas opiniões ou fazem sua criticas e denuncias sobre diversos assuntos. Desta feita recebemos uma denuncia oriunda da cidade de Orobó sobre a desativação da estação de tratamento de água na cidade que tem sobre responsabilidade a COMPESA. A denuncia foi feita por um leitor que não quis ter seu nome revelado e abaixo você você matéria por ele escrito com todos os detalhes.

A População oroboense já tão sofrida e sacrificada com os desmandos e as prioridades elegidas pelos responsáveis pelo abastecimento de água da região, enquanto clamavam e esperavam por melhoras, acordaram nesta quinta feira 27, com a noticia de um fato sem precedentes nos mais de 50 anos da ETA Orobó, situada no Sítio Caraúbas. Funcionários da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) foram vistos por moradores da região, retirando todos os equipamentos que viabilizam o funcionamento da mesma. Inclusive um motor bomba que é responsável pelo abastecimento da vila de Caraúbas, que é sem dúvida uma das regiões mais afetadas com a falta de água. Embora a ETA receba água da Barragem de Pedra Fina, que vem da ETA Buraco do Tatu e poderia portanto continuar o abastecimento da Vila sem problemas. 

A motivação extra política mais provável para o fechamento da unidade, seria o volume de água da Barragem do Escuro, que se encontra baixo, mas que por sua vez, é composto de nascentes e possui rápida recuperação hídrica mesmo fora do período de chuva.  Intrigante no entanto é o fato do Prefeito Cléber Chaparral, (foto acima de camisa verde)impelido por um clamor popular, após inúmeros esforços e articulações políticas, ter recebido na cidade, uma comitiva da Compesa enviada da capital e tê-la acompanhado em visitas à Barragem do Escuro e a referida ETA no primeiro semestre deste ano. Na época, ficou resolvido que seria feita a Limpeza da Barragem do Escuro e aumentado seu muro de contenção, obras essas, que iriam fazer sua capacidade no mínimo triplicar, além de uma reforma na Estação de Tratamento. 

Moradores da região próximo à Barragem do Escuro afirmam que a mesma chegou a ter seus registros de descarga abertos e ser esvaziada por duas vezes, segundo informações, a mando da Gerência responsável, para a realização dos serviços, desperdiçando a água que poderia muito bem estar sendo utilizada agora e evitando tal absurdo, porém nada foi feito. Conjecturando politicamente, as motivações para tal acontecimento podem ser as mais variadas possíveis, exceto é claro, o bem estar da população da cidade.

Postar um comentário

0 Comentários