Header Ads Widget

Recife recebe primeira edição do Workshop de Música de Câmara 



Capacitar músicos e aprofundar o conhecimento sobre a música de câmara produzida no Brasil, transformando a capital pernambucana em um grande palco. Esse é o objetivo do 1º Workshop de Música de Câmara do Recife, que acontece entre 8 e 11 de outubro. Dividida entre o Conservatório Pernambucano de Música, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Concatedral de São Pedro dos Clérigos, no Pátio de São Pedro, a programação contará com palestras, masterclasses e recitais, todos com entrada gratuita.  

Idealizado pelos professores Rinaldo Fonseca e Arthur Ortenblad, do Departamento de Música da UFPE, o evento é uma parceria com o Laboratório de Educação Musical Especial e Inclusiva (Lemei) e o Núcleo de Acessibilidade (Nace) da universidade. Fazendo jus ao conceito de acessibilidade e inclusão, os programas terão versão em Braille e as apresentações e palestras contarão com intérpretes e tradutores de Libras, a Língua Brasileira de Sinais. 

As aulas serão ministradas por instrumentistas que se dedicam ao estudo da música de câmara brasileira de concerto e participarão das orientações, divididas em dois níveis: o técnico-instrumental, que acontece nas aulas, quando o aluno toca o mesmo instrumento que o professor, e o nível interpretativo e artístico, durante as masterclasses, quando o aluno aprende mesmo sem tocar instrumento igual ao do professor.  

Além de divulgar a música instrumental brasileira composta para diferentes formações instrumentais, o projeto pretende contribuir para a formação de novas plateias, por meio dos recitais gratuitos para o público em geral. 

“Sentia a necessidade de trazer um evento específico sobre a música de câmara para o Recife, com foco no que é feito no Brasil. Para isso, teremos a honra de receber grupos como o Trio Brasilianas, o Quinteto Uirapuru, o Trio da Muléstia, o Quinteto Sopro Brasil e o Grupo Instrumental Brasil’’, comenta o professor Rinaldo Fonseca.  

“O coração bate forte, estamos otimistas e esperando por algo bem enérgico e radiante, que chame as pessoas a apreciarem esse tipo de trabalho. Quando converso com os alunos em relação a carreira e espaço, deixo claro que precisamos procurar alternativas e eventos assim, que auxiliam a expandir o olhar para outros caminhos profissionais’’, encerra Fonseca.  


A abertura do 1º Workshop de Música de Câmara será no dia 8 de outubro, às 19h, no Auditório Cussy de Almeida, do Conservatório Pernambucano de Música, com palestra e recital do Trio da Muléstia e do Trio Brasilianas. A inscrição para participar das aulas é gratuita e pode ser feita através do site da UFPE. 



Programação 


Dia 8/10 (segunda-feira)  

Manhã  

9h às 12h - Masterclass do Trio Brasilianas (CPM - salas 2 e 3)  

Tarde  

14h às 16h - Palestra de Ravi Shankar (CPM - Auditório Cussy de Almeida)  

Noite  

19h - Palestra e recital do Trio da Muléstia e Trio Brasilianas (CPM - Auditório Cussy de Almeida)  

Dia 9/10 (terça-feira)   


Manhã  

9h às 12h - Masterclass do Trio da Muléstia (CPM - salas 2 e 3)  


Tarde  

14h às 16h - Masterclass de Rucker Bezerra e Paulo França (UFPE) 


Noite   

19h - Palestra Pré-Recital (Igreja de São Pedro dos Clérigos)  

19h30 - Recital do Quinteto Sopro Brasil, Grupo Instrumental Brasil e Maria Di Cavalcanti  


Dia 10/10 (quarta-feira)  

Manhã  

9h às 12h - Masterclass Rinaldo Fonseca e Artur Ortenblad (CPM - salas 2 e 3)  

Tarde  

14h às 16h -  Masterclass Quinteto Uirapuru (UFPE)  


Noite  

19h - Palestra pré-recital (Igreja de São Pedro dos Clérigos)  


19h30 - Recital Quinteto Uirapuru  


Dia 11/10 (quinta-feira)  

Manhã  

9h às 12h – Palestra Música Brasileira para Instrumentos de Madeiras (CPM - salas 2 e 3)  

Palestrante: Artur Ortenblad  


Tarde  

14h às 16h - Mesa Redonda: Composições Para Grupos de Música de Câmara  (UFPE) 

Convidados: Dierson Torres, José Urcisino da Silva e Paulo Lima 

Mediador: Artur Ortenblad  


16h30 - Recital dos grupos dos alunos do Workshop (UFPE)  


18h - Premiação dos grupos e encerramento do Workshop (UFPE)  


Serviço:  


1º Workshop de Música de Câmara do Recife - De 8 a 11 de outubro, no Conservatório Pernambucano de Música, Universidade Federal de Pernambuco e Concatedral de São Pedro dos Clérigos. Gratuito. Informações: www.ufpe.br.

Postar um comentário

0 Comentários