Header Ads Widget

Queijo: do prato principal à sobremesa




O queijo é um dos ingredientes curingas da culinária. O alimento milenar feito através do leite de mamíferos, como vacas, ovelhas e búfalas, pode estar presente na mesa em todas as refeições do dia, do café da manhã ao jantar, em suas mais variadas formas. Afinal, a iguaria fica bem quando usada no preparo de carnes, frango, frutos do mar e até sobremesas, sendo muitas vezes a estrela do prato e responsável por todo o sabor.


Por ser um ingrediente versátil, ele pode ser usado de diversas formas. Pode ser ralado, derretido ou fatiado, variando de acordo com o tipo. O mesmo queijo quando submetido a um tempo de maturação diferente pode mudar seu sabor e textura. Um brie, por exemplo, fica ótimo quando vai ao forno ou quando é usado como recheio em massas; enquanto o parmesão pode se tornar um excelente molho quando derretido. Entre as opções mais leves, a ricota, que não derrete, fica melhor quando servida fria em torradas e saladas.

Já que possui muitas variações, o ingrediente começou a fazer parte da alta gastronomia como um complemento que adiciona sofisticação ao prato. No restaurante Beijupirá, situado no Empório Gourmet Reserva do Paiva, por exemplo, é possível encontrar várias opções que levam o queijo na receita. Dentre os destaques do menu estão o Camarão Dos Carneiros, composto por camarões no molho de gorgonzola, arroz de goiaba com bacon crocante; e a tradicional sobremesa Cartola, produzida com banana frita na manteiga, queijo manteiga, açúcar e canela.

O queijo também é essencial em diversos lanches, como sanduíches e hambúrgueres. Quando derretido o ingrediente adiciona ainda mais sabor à receita. No restaurante Motor Burger, as opções variam do cheddar ao mozzarella. Mesmo sendo salgado também é possível encontrar sobremesas que levam a iguaria em suas receitas, como é o caso dos clássicos Romeu e Julieta, e a torta Cheesecake. Até o pudim ganhou uma nova versão na Carmem Delicatessen do Empório Gourmet Paiva. Perfeito para quem quer inovar e degustar um sabor diferente, o prato, chamado "Isso Isso", é feito com uma receita da casa à base de queijo.


Postar um comentário

0 Comentários