Últimas Notícias

Encontro debateu novas estratégias e potencial logístico de Pernambuco



Na última segunda-feira (12) o Recife sediou a primeira edição do evento “Logística e inovação” no Teatro RioMar. O encontro reuniu empresários, políticos e representantes do poder público para discutir o potencial logístico de Pernambuco e apontar novas estratégias e possibilidades para desenvolver o segmento no Estado.

A iniciativa é do Cone – Condomínio de Negócios, empresa líder do Nordeste, que, por meio do Fórum Solution To Suit, visa integrar a iniciativa privada e pública em eventos e debates com a participação de especialistas de abrangência mundial. Dois grandes nomes da logística participaram da conferência no Recife: Yossi Sheffi, diretor do Centro de Transportes e Logística do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e Jorge Quijano, CEO do Canal do Panamá. Além deles, o encontro também contou com a presença do governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

Durante sua apresentação Marcos Roberto Dubeux, presidente do Cone e idealizador do evento, destacou a importância de utilizar o potencial logístico em benefício do Estado. “Pernambuco conta com fatores muito positivos para se desenvolver. Temos cursos técnicos e graduações na área, temos uma localização privilegiada, o complexo portuário de Suape e um aeroporto com capacidade de crescer cerca de 8% ao ano”, afirmou Dubeux.

Marcos Roberto Dubeux também ressaltou a parceria com o Porto Digital, que tem o objetivo de linkar grandes empresas a startups apostando na inovação tecnológica para otimizar resultados, agilizar os processos e diminuir os custos. “Temos 304 empresas atualmente no CESAR, o que contabiliza mais de 9 mil pessoas e mais de 800 empreendedores. Nosso trabalho diariamente é analisar problemas e pensar soluções. O desafio e meta agora é criar soluções que beneficiem o Estado”, comentou Sérgio Cavalcanti, presidente do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR).

Em seu discurso o governador Paulo Câmara salientou a importância do evento para discutir o futuro a médio e longo prazo. “Tivemos muitos avanços, como a ampliação no número de voos no aeroporto, e temos um ativo muito importante: o complexo industrial de Suape. Mas ainda temos muito o que fazer”, afirmou. “O Estado quer estar presente e potencializar as parcerias. Queremos dar mais celeridade, avidez, pensar o que pode ser feito para aprimorar soluções e diminuir custos”, reforçou. “Todos nós sabemos que Pernambuco tem condições de ser a porta de entrada de tudo que vem de fora e ser um grande centro distribuidor do Norte/Nordeste”, disse.

Para o CEO do Canal do Panamá, Jorge Quijano, Pernambuco tem muito potencial, mas precisa investir em soluções sem deixar passar as oportunidades. Ele apresentou o case do Panamá como exemplo e identificou alguns problemas recorrentes, como carga tributária e pouco investimento em tecnologia, e listou possíveis soluções, como transações automáticas, apoio do governo e união do setor privado. “É um ciclo. Quando se oferece melhor serviço de transporte com menos custos, isso atrai mais operações logísticas, o que acarreta em mais transportadoras trabalhando e assim mais serviços são oferecidos”, explica Quijano. “Infelizmente Suape ainda não aparece nos estudos oficiais, mas sabemos do potencial do porto em aumentar sua movimentação e atrair ativos maiores”, afirmou.

O diretor do MIT, Yossi Sheffi, começou sua palestra explicando os conceitos de logística e seus benefícios no dia a dia das pessoas. Ele falou sobre como crescem os clusters (aglomerados), quais os fatores de sucesso e o que fazer para que Suape se torne um cluster logístico de referência na América Latina. O principal desafio deixado por Yossi está em apostar nas ideias radicais e pensar no ponto de vista do cliente. “O que se pode fazer para que o cliente escolha se instalar neste Estado em detrimento de outro? Os clientes buscam custos menores, redução de tempo. É preciso focar nos processos e na infraestrutura tendo em vista o que ele precisa”, finalizou.

Estiveram presentes no evento o deputado federal Tadeu Alencar; a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo; o secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni; o secretário das Cidades, Francisco Papaléo; o presidente do Porto de Suape, Marcos Baptista; e o presidente da AD Diper, Leonardo Cerquinho; além do prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira; a da prefeita de Ipojuca, Célia Sales.

Intermodal - Marcos Roberto Dubeux também participou da Intermodal SouthAmerica em São Paulo, consagrada como a maior e mais importante feira na América Latina. O encontro está reunindo grandes players deste mercado para discutir os principais temas do setor com especialistas e executivos de diferentes frentes da indústria. Por meio do Cone e do Porto de Suape, Yossi Sheffi também esteve presente na ocasião para falar sobre equilíbrio verde nas empresas.

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.