Últimas Notícias

Entenda como vai funcionar a CPI em Limoeiro sobre o rombo do LIMOPREV



Um dos assuntos mais comentados em Limoeiro hoje (09) foi a CPI que será instaurada na Princesa do Capibaribe (confira nossa matéria sobre a CPI) sobre o rombo do LIMOPREV. Você sabe o que é uma CPI? Vamos explicar de forma fácil para que todos possam entender. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito, ou simplesmente CPI, é um grupo de vereadores, deputados ou senadores que se reúnem para investigar alguma denúncia. No caso aqui de Limoeiro, tudo começou quando os vereadores assinaram um pedido para que a comissão de inquérito acontecesse.  Neste caso tivemos um terço dos vereadores concordando com a instalação da CPI, ou seja, dos 15 vereadores, 5 optaram por iniciar a CPI, o que dá o mínimo exigido para que se possa dar início ao processo da CPI.


Após ser dada início a Comissão Parlamentar de Inquérito, o próximo passo será a escolha dos vereadores que irão conduzir as investigações. Os vereadores terão direto a investigarem contas bancarias e bens dos investigados pela CPI. Diferentemente do que muitos pensam, os vereadores podem apenas investigar e não julga e condenar outras pessoas, pois as provas colhidas na CPI se tornaram um relatório, que servirá de prova para que os órgãos do poder judiciário, bem como: A Polícia Civil, Federal ou o Ministério Público para que os mesmos possam punir os suspeitos. Vale salientar que os vereadores de nossa cidade estarão fazendo o papel de detetives e não o de juízes, pois eles podem apenas investigar denúncias, mas não punir os culpados. A ordem dos fatores deverá ocorrer da seguinte maneira:


1. Para que uma CPI comece a funcionar, os parlamentares indicam os vereadores que vão compor a comissão. Em geral, essa composição reflete a situação da Câmara e o partido que tem mais vereadores indica mais nomes. Neste caso o PTB tem a maioria na bancada municipal.

2. Na primeira reunião da CPI, seus componentes escolhem os dois membros mais importantes: o presidente e o relator do grupo. Em caso de impasse na decisão, vale de novo a “matemática dos vereadores”: os dois cargos irão para os partidos que possuírem as maiores bancadas na Câmara.

 
3. Depois da definição dos postos, é hora de investigar as denúncias. Quem comanda o inquérito é o presidente da CPI. É ele quem convoca os acusados para depor, exige informações sigilosas de contas de telefone e de banco e promove debates cara a cara entre acusadores e acusados.


4. Durante a fase de investigação que dura cerca de seis meses, a CPI acumula uma pilha de provas e documentos. No final, o relator reúne todas essas evidências e escreve as conclusões do processo num relatório, que chega a centenas de páginas.

5. No fim da CPI, o relatório é votado por todos os membros. No documento, os parlamentares podem recomendar punições, como cassações de mandatos e até prisões. Mas quem decide se as punições serão aplicadas são os órgãos que recebem o relatório, como a Polícia Federal ou o Judiciário.



Aqui em Limoeiro a Câmara Municipal é formada por 15 vereadores que estão divididos em 09 partidos: PTB (4, Daniel do Mercadinho, Marquinhos Pães, Luiz Antônio e Bau da Capoeira), PSD (2, Marcos Sérgio e Robertinho Galvão), PSB (2, Irmão Jairo e Batalha dos Mendes), PROS (1, Beto de Washington), PRB (1, Zózimo), PTN (1, Zélia de Ribeiro do Mel), PP (2, Zé Higino e Cíciu), DEM (1, Juarez), PTdoB (1, Ronaldo Morais).



Parte desta matéria foi adaptada do site Mundo Estranho.

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.