Header Ads Widget

Centro de Convivência de Idosos inicia o ano de 2018 repleto de novidades





No início desta semana, ao som de orquestra de frevo para animar o dia e matar as saudades do Carnaval, o Centro de Convivência de Idosos (CCI) acolheu seus usuários com muitas energias positivas, muita irreverência e muitas notícias boas. A Prefeitura de Limoeiro, através da encarregada Genilda Arruda e da secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Cristiane Barbosa, o CCI anunciou uma série de iniciativas para o ano vigente.

Antes oferecidas em dois dias, as atividades físicas agora serão praticadas três vezes na semana, às terças, quartas e quintas. Além disso, o centro disponibilizará oficinas de teatro, música e pintura de tecido. Também haverá implantação de horta feliz e serão feitas ações de curto e longo prazos em parceria com as Secretarias de Educação e Esportes e de Saúde.

“É uma satisfação enorme trabalhar com os idosos. A gente percebe que são pessoas que precisam de afeto e de amor. Nós os acolhemos com muito carinho. Oferecemos café da manhã, almoço e diversas atividades. É muito gratificante essa confiança que eles passam para a gente”, declara a encarregada do CCI, Genilda Arruda. “Iniciamos o ano passado com 14 idosos e hoje temos mais de 200", recorda.

Por sua vez, na segunda-feira (19), a coordenadora do Programa de Apoio à Pessoa Idosa, Eduarda Kariny, e a coordenadora do Programa Idoso em Movimento (PIM), Gilda Arruda, informam que os idosos dos 14 núcleos que compõem o PIM passarão, em breve, por atualizações nos seus cadastros, de modo a facilitar à equipe o conhecimento da composição familiar dos beneficiados e, também, a aprimorar a avaliação física dos idosos. No sistema constam dados como nome completo, apelido, idade, familiares, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), foto para identificação e tipos de alergias (se possuir). Esta ação, cujo objetivo é promover uma vida mais saudável à terceira idade, tem a parceria da Secretaria de Saúde.

Para o recadastramento, é necessário portar RG, comprovante de residência e, caso possua, alguma documentação a qual comprove que a pessoa é beneficiária de algum programa social federal, estadual ou municipal. O CCI fica na Cohab Velha e atende de segunda a sexta, a partir das 7h.

Nessas avaliações, as quais serão feitas no posto do Programa de Saúde da Família (PSF) mais próximo de sua residência, os idosos saberão os exercícios mais adequados para praticarem. Os serviços contam com assistentes sociais, inseridos como técnicos operacionais e responsáveis por fazer a ponte com a Secretaria de Saúde.

“Essa avaliação é importante principalmente para aqueles que recentemente apresentaram o quadro de febre Chikungunya. Estamos conhecendo as necessidades dos idosos para melhor atendê- los”, atesta a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania do município de Limoeiro, Cristiane Barbosa.

O planejamento para 2018 dá continuidade às atividades de valorização à pessoa idosa que já estavam sendo feitas, atesta Cristiane. "Começamos o ano inovando com um bloco de rua feito pelos próprios idosos chamado 'Prazer de Viver, nome eleito por eles, e com uma excursão para o Carnaval de Bezerros, onde desfilaram. Também fizemos oficinas de máscaras. Vale destacar a acessibilidade do prefeito em acolher essas ações", pontua. Atualmente, o PIM e o CCI juntos contam mais de 800 idosos participando das atividades.

Postar um comentário

0 Comentários