Header Ads Widget

Pernambuco terá representatividade em encontro da Anipes

O diretor executivo de Estudos, Pesquisas e Estatística da Agência Condepe/Fidem, da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, Maurílio Lima, vai representar o estado no XXII Encontro Nacional das Instituições de Planejamento e Pesquisa e Estatística/ encontro de demografia do IBGE – Anipes. O evento ocorrerá no período de 21 a 23 de novembro, na Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – Seade, em São Paulo. Na programação constam a realização de várias oficinas de trabalho sendo uma delas: 20 anos de Contas Regionais uma nova agenda de trabalho.

Maurílio Lima, que também é diretor administrativo, explica que em 2017 se completaram 20 anos do começo da execução do projeto de produção de informações das Contas Regionais, que é desenvolvido em parceria entre o IBGE e as instituições estaduais de estatística. Este projeto permite retratar a evolução da economia de cada unidade da federação, a preços correntes e constantes. “Este é um bom momento para refletirmos sobre esta atividade e ainda criarmos uma agenda de trabalho com todas as entidades”, enfatiza o diretor.

Programação - Na abertura do encontro ocorrerá uma mesa de abertura abordando o tema: A inserção das Instituições de pesquisa e planejamento na agenda governamental e os reflexos das transformações tecnológicas em curso na produção de estatísticas. A mesa será composta pelo presidente do Instituto Nacional de Geografia e Estatística – IBGE, Roberto Olinto, pelo presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, Ernesto Lozardo, pelo diretor executivo da Fundação Seade, Dalmo Nogueira Filho e pelo presidente da Anipes, Júlio Miragaya.

A segunda rodada de debates começa a partir das 10 horas, sobre as novas tecnologias de coleta de dados e seu uso pelas agências regionais de estatística (com destaque para as mudanças tecnológicas ocorridas nos últimos anos). Participam desta mesa os representantes do IBGE, Paulo Jannuzzi, e Maria Paula, da Fseade/SP.

Ainda neste dia serão tratados os seguintes temas: Big Data, Infraestrutura de dados abertos e espaciais no setor público, com Marcel Pedroso (da Fiocruz), Marcelo Pitta (do NIC Brasil) Eduardo de Rezende Francisco (Fundação Getúlio Vargas - FGV) e Thiago Ávila (da Secretaria de Planejamento de Alagoas) e, a Nova Regionalização do Brasil, com Claúdio Stenner  (IBGE) e Jílio Maragaya (da Anipes).

Já no dia 22, a mesa que tratará do Projeto contas regionais, será iniciada às 10h30, com a participação de Rebeca Palis  (do IBGE), Vagner Bessa (da FSeade/SP), Raimundo de Souza Filho (da Fundação João Pinheiro/MG), Juarez Meneghetti (da Fundação de Economia e Estatística – FEE/RS) e Gustavo Pessotti (da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais  SEI/ BA).  À tarde a programação estará voltada para as atividades do Sistema de Projeções e Estimativas Populacionais – SISPEP, iniciando com a revisão da população de partida conciliada em 2000 – apresentação do Brasil e das Unidades da Federação.

No dia 23, pela manhã a tarefa será a de revisar os parâmetros de fecundidade da projeção: período 2000 a 2015 e hipóteses futuras da fecundidade – Brasil e das Unidades da Federação; e, à tarde, haverá uma apresentação dos parametros de migração e hipóteses futuras da migração – do Brasil e Unidades da Federação. Maurilio Lima destaca que essa parceria com o IBGE para o SISPEP foi concretizada ainda na sua gestão como Presidente da ANIPES.

 

Postar um comentário

0 Comentários