Últimas Notícias

Entenda mais sobre o padrão de TV DVB

Um aparelho receptor DVB


DVB é a sigla de Digital Video Broadcasting - (Transmissão de Vídeo Digital), às vezes chamado de televisão digital ou da sua sigla DTV (do inglês Digital Television). Conhecido como padrão europeu de TV Digital, foi projetado a partir dos anos 80 pelo consórcio que hoje possui 250 integrantes de 15 países. Desde 1998, está em operação no Reino Unido, tendo chegado a outros países da União Europeia e à Austrália. Está previsto para ser implantado na Índia, na Nova Zelândia e cerca de outros 20 países. Detém um mercado atual de 270 milhões de receptores.

O padrão trabalha com conteúdo audiovisual nas três configurações de qualidade de imagem: HDTV (1080 linhas entrelaçadas), EDTV (576 linhas progressivas) e SDTV (576 linhas entrelaçadas). Nas duas últimas configurações, permite a transmissão simultânea de mais de um programa por canal, permitindo uma média de quatro. No início de sua implantação, apresentou dificuldades de recepção na Inglaterra, sendo sujeito à interferência de ruídos de eletrodomésticos ou motores. DVB é o padrão adotado pelas principais operadoras privadas de TV por assinatura por satélite. Em Portugal tem sido adoptado nos canais pay-per-view de televisão por cabo como alternativa ao sistema analógico.
 

Diferentes sistemas de televisão digital terrestre
O padrão DVB é designado de acordo com o serviço ao qual está vinculado:
DVB-T - Transmissões terrestres (TV aberta em VHF ou UHF convencional);
DVB-S - Transmissões por satélite (TV por assinatura e tv FTA);
DVB-C - Serviço de TV por cabo;
DVB-H - Transmissão para dispositivos móveis, tais como celulares e PDA's;
DVB-MHP - Padrão de middleware Multimedia Home Plataform;
IPTV - Transmissão por IP através de uma rede privada.

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.