Header Ads Widget

Mais de 20 mil jovens limoeirenses serão beneficiados com o lançamento do Programa ID Jovem


A juventude de Limoeiro conta agora com o programa federal Identidade Jovem (ID Jovem) lançado neste sábado (16), no auditório da Autarquia de Ensino Superior (AESL/FACAL), que beneficiará mais de 20 mil jovens do município. A iniciativa é uma parceria do Governo de Pernambuco, da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. O evento contou com a presença do prefeito, Joãozinho, do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcelo Mota, da secretária de Infraestrutura, Obras e Habitação, Fabíola Pimentel, do secretário de Educação e Esportes, Gonzaga Tavares, da secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Cristiane Barbosa, a Gerente da Juventude, Rayane Souza, a Coordenadora do projeto "Limoeiro Construindo o Futuro", profª Marli Silva e a secretária executiva da Autarquia, Andreza Cabral.

O auditório estava lotado com a presença de jovens, educadores e da sociedade civil. Criada pelo Decreto nº 8.537/2015, o ID Jovem é um documento para o acesso a benefícios estabelecidos pelo Estatuto da Juventude: meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos, gratuidade no Enem e a reserva de vagas no transporte interestadual aos jovens com idade entre 15 e 29 anos, que pertençam a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A gerente da juventude municipal, Rayane Souza, destacou a importância do programa para ampliar os direitos da juventude e alcançar o maior número de jovens. "A juventude hoje em dia é uma parcela importante na população. Tivemos vários atos de manifestação política no Brasil e no mundo que mostram a nossa força, temos políticas públicas que nos favorecem e com elas ganhamos direitos e responsabilidades. Aconselho a todos lerem o Estatuto da Juventude, conhecerem o ID Jovem e se conscientizarem do nosso poder de transformação da sociedade", ressalta. A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Cristiane Barbosa, lembrou o quanto é fundamental o engajamento de todos para a construção de um futuro melhor e com mais oportunidades. "Esta ação é uma demonstração clara da importância dada pela gestão, em articulação com nosso governador Paulo Câmara, que resultou na criação da Gerência da Juventude em Limoeiro.

A recente reforma administrativa atende positivamente aos jovens e temos agora uma oportunidade para discutir políticas públicas para os mais de 20 mil jovens, além de proporcionar mais educação, a cultura, o lazer, o esporte e mercado de trabalho". Para o prefeito de Limoeiro, Joãozinho, a ação que beneficia os jovens de limoeiro, representantes de 43% da população, dá garantia de um futuro promissor. “Desde o início colocamos políticas públicas em prática, desde o transporte escolar gratuito ao estágio remunerado, além do curso “Limoeiro Construindo o Futuro” que prepara gratuitamente estudantes para o vestibular. Só seremos independentes se tivermos conhecimento e temos uma preocupação imensa com vocês. Criamos agora um departamento e uma gerência voltados exclusiva para juventude o que é uma conquista para todos nós”, afirma. Fernando César, de 22 anos, cursa licenciatura em Matemática trabalha como digitador de cadastros do Bolsa Família e estudante do “Limoeiro Construindo o Futuro”. “O ID Jovem foi feito para nós que dá direito de poder participar de eventos, o que facilita nosso acesso a cultura, esportes, lazer e viagens para outros estados gratuitamente.

O programa facilita nossa vida e ajuda para que possamos ter acesso aos nossos direitos”, disse no lançamento do programa. Os equipamentos da Prefeitura de Limoeiro, CRAS, CREAS e Secretaria Desenvolvimento Social e Cidadania vão realizar o cadastramento, mobilização e divulgação do programa, além da emissão da Identidade Jovem nas comunidades e nos coletivos da juventude. Solicitar a ID Jovem - Para a emissão do ID Jovem é necessário ter o Número de Identificação Social (NIS), impresso no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS e na Carteira de Trabalho. Pela internet, é possível acessar o site do ID Jovem, preencher os dados solicitados e gerar o cartão. Para utilização, basta apenas imprimir a imagem e apresentar no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada por um documento oficial com foto. O Programa ainda oferece um app disponível para download nas plataformas Android, iOS e Windows Phone, onde é necessário o preenchimento com o NIS e os dados cadastrais solicitados para gerar o cartão virtual. 

Não é necessário imprimir, apenas apresentar a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto. Com o cartão ID Jovem gerado, ele ficará disponível para utilização pelo próprio aplicativo, mesmo em modo off-line, sem internet, por 30 dias. Caso seja expirada sua validade, será preciso emitir novo cartão onde serão novamente verificados os requisitos exigidos para ser beneficiário.

Postar um comentário

0 Comentários