Header Ads Widget

São João 2017 foi o maior da história de Sanharó



Com a presença de um grande público todos os finais de semana, o São de Sanharó este ano foi o maior e melhor já realizado no município. Grandes atrações musicais garantiram a presença do público, que veio de várias cidades da região. O grande número de veículos, principalmente ônibus e Vans, também surpreendeu. A festa encerrou no último sábado (1°), que teve como principal atração o cantor Luan Estilizado. A programação do sábado começou por volta das 20h, com Luiz Neto e Tiaguinho Leite. Quem subiu ao palco depois foi a banda Nordestinos do Forró, que animou o público com um repertório de autêntico forro. A programação foi encerrada pelo cantor Luan Estilizado. Um dos grandes fenômenos musicais do momento, o artista levou o público ao delírio.

Antes dos shows, a programação aconteceu no Polo Cultural, onde foram realizadas apresentações de grupos culturais, como coco de roda, bacamarteiros e quadrilhas. “Com planejamento e organização, este ano fizemos o maior São João que a cidade já viu. A festa movimentou praticamente todos os setores da economia, beneficiando a população com a geração de emprego e renda”, disse o prefeito Heraldo Oliveira.
O homenageado do São João de Sanharó 2017 foi Iraldemir Aquino de Freitas, o Iral, principal idealizador do São João de rua no município, que comemora 30 anos de animação. A festa começou no dia 10 de junho.

O tema da festa este ano foi “São João da Gente – Terra de Todas as Culturas” e destacou a convivência das tradições culturais, como coco de roda e bacamarteiros, com atrações musicais para todos os gostos, sempre valorizando os artistas locais. Localizada a 196 km de Recife, Sanharó conta com mais de 25 mil habitantes e se destaca economicamente pela produção de queijo e leite. O turismo também é importante no município, famoso pela realização de vaquejadas e pela Festa do Leite, que era a maior festa da cidade depois do São João, mas deixou de ser realizada. A Festa do Leite será retomada este ano, pelo prefeito Heraldo Oliveira. O nome Sanharó veio de uma espécie de abelha negra existente neste local, denominada sanharó, que em vocábulo indígena significa zangado ou excitado.


Segurança garantiu tranquilidade aos forrozeiros: A segurança foi um dos destaques do São João de Sanharó, no Agreste pernambucano. Durante esse período, uma média de 40 policiais por noite garantiu a segurança dos forrozeiro. Aliado a atuação dos seguranças particulares que atuaram na festa, esse esquema de segurança garantiu tranquilidade aos forrozeiros no São João de Sanharó. “A organização do evento contribuiu para a tranquilidade da festa. Medidas como o controle de acesso, saídas de emergência, e a proibição de comercialização de bebidas em garrafas de vidro foram importantes para melhorar a segurança da festa”, disse o tenente coronel Clemildo de Azevedo Nunes, da 8ª Companhia Independente, sediada em Pesqueira.

Ele explicou que o aumento do efetivo da Polícia Militar no São João de Caruaru foi possível graças a um esforço com medidas como o pagamento de diárias para quem estava de Volga, mas trabalhou no esquema de segurança. De acordo como o coronel Nunes, o plano de segurança foi realizado e discutido com o governo municipal. “Tudo o que foi definido sobre a estrutura da festa, foi combinado com o governo, construímos isso juntos, o que foi muito positivo. O São João de Sanharó vai se consolidar como o São João da região. Isso vale como exemplo para os outros municípios. Para a cidade consolidar uma festa, tem que fazer um trabalho bem feito”, destacou.

  

Postar um comentário

0 Comentários