Header Ads Widget

Pilota de Stok Car visita o Projeto Condutor do Amanhã‏



Destaque no automobilismo nacional, a pilota de Stock Car Bia Figueiredo, 31 anos, esteve nesta terça-feira, 25, no Kartódromo do Tamboril em Paulista, Região Metropolitana do Recife, para conhecer detalhes do Projeto Condutor do Amanhã, que é pioneiro no país e desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, com o objetivo investir na educação do trânsito para transformar estudantes da rede municipal em motoristas conscientes no futuro. Acompanhada do secretário de Educação do Paulista, Carlos Júnior e do gerente da Escola Pública de Trânsito - EPT, Ivson Correia, Ela conheceu todo o processo de execução do projeto, que consiste em várias etapas, sendo elas: formação dos alunos em sala de aula sobre as normas de trânsito; vivência dos alunos no circuito prático, onde eles passam pelo papel de pedestres, motoristas e ciclistas; apresentação de esquete teatral com a Turma do Fom-Fom (game-show segurança e cidadania); e entrega da Carteira de Habilitação Infantil. 

 A piloto ainda acompanhou a prática dessas crianças, que utilizam uma mini pista adaptada com as devidas sinalizações horizontais e verticais, inclusive com um semáforo para que eles possam assimilar o dia a dia das ruas, além de carros elétricos e bicicletas. “Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, em 2013, o Brasil era o quarto País com mais mortes no trânsito. Isso é muito preocupante, por isso, iniciativas nesse sentido são fantásticas. Esse é um projeto que precisa ser desenvolvido em outras cidades, em outros estados”, defendeu Bia, que começou a pilotar aos oito anos. O diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, afirma que os investimentos para viabilizar esse kartódromo junto aos parceiros é menor que o valor gasto pela Secretaria de Saúde com o tratamento de uma única vítima de trânsito. 

“Essa é uma iniciativa diferenciada onde usamos da educação de crianças para formar agentes multiplicadores, que sem dúvida, reproduzirão com adultos o que aprendem em sala e na prática e serão condutores, ciclistas ou pedestres mais conscientes”, completa. O Projeto, que é desenvolvido pela Autarquia, conta com a parceria da Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA, Federação Pernambucana de Automobilismo – FPA, Prefeitura do Paulista e da empresa Techpark, sob gerência da EPT. Estão sendo contempladas turmas do ensino fundamental anos iniciais, que compreende a faixa etária de 07 a 09 anos, com aulas sempre às segundas, terças e quartas-feiras, envolvendo 48 alunos por manhã, tendo a expectativa de beneficiar 1,8 mil estudantes por ano.

Postar um comentário

0 Comentários